HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CARIRI PARAIBANO

Autores

  • Carlos Antônio Gonçalves da Costa
  • José Thyago Aires Souza
  • Daniel Duarte Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19350

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2015.19350
___________________________________

A educação ambiental deve ser inserida no currículo do ensino médio bem como deve ser trabalhada de forma interdisciplinar buscando contextualizar com a realidade local. Portanto, este trabalho objetivou retratar e analisar a inserção de um projeto de educação ambiental utilizando a horta como instrumento para proporcionar um estudo baseado em várias áreas do conhecimento oportunizando um aprendizado contextualizado e a formação de cidadãos conscientes e críticos com as questões ambientais. A pesquisa foi realizada no município de Gurjão - PB. Ressalta-se que a horta escolar pode ser considerada um laboratório a céu aberto e que deve ser aproveitado por todas as disciplinas. Tendo em vista o atual modelo de desenvolvimento que vem esgotando os recursos naturais tornando-os cada vez mais escassos – ainda mais no Nordeste brasileiro – torna-se necessária uma interferência no sentido de minimizar estes impactos e, como visto neste trabalho, a escola se apresenta como ambiente particularmente propício a este debate.

Palavras-chave: Meio ambiente. Escola. Ensino. Agricultura. Sustentabilidade.

 

 

SCHOOLGARDEN: ALTERNATIVE FOR PROMOTING ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN CARIRI PARAIBANO

Abstract: Environmental education must be inserted into the high school curriculum and should be worked in an interdisciplinary way seeking to contextualize with local realities. Therefore, this study aimed to portray and analyze the inclusion of an environmental education project using the garden as a tool to provide a study based on several areas of knowledge providing opportunities a contextual learning and the formation of conscious citizens and critical environmental issues. The survey was conducted in the municipality of Gurjão - PB. It is noteworthy that the school garden can be considered an open-air laboratory and should be used by all disciplines. Given the current development model that is depleting natural resources making them increasingly scarce - even more in the Brazilian Northeast - interference becomes necessary to minimize these impacts and, as seen in this work, the school it presents as particularly appropriate framework for this debate

Keywords: Environment. School. Education. Agriculture. Sustainability.

 

 

 

Biografia do Autor

Carlos Antônio Gonçalves da Costa

Engenheiro Agrônomo – CCA/UFPB.

José Thyago Aires Souza

Mestrando em Agronomia PPGA/UFPB, Areia-PB.

Daniel Duarte Pereira

Professor Doutor CCA/UFPB.

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Gonçalves da Costa, C. A., Aires Souza, J. T., & Duarte Pereira, D. (2015). HORTA ESCOLAR: ALTERNATIVA PARA PROMOVER EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CARIRI PARAIBANO. POLÊM!CA, 15(3), 001–009. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.19350

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS