SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: A INFORMAÇÃO CLÍNICA COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Chennyfer Dobbins Paes da Rosa
  • Denise Mathias
  • Ricardo Leonardo Rovai

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.17839

Resumo

Resumo: A garantia de uma assistência de qualidade apresenta-se como um dos principais objetivos dos Sistemas de Informação clínicos, auxiliando nas tomadas de decisão entre os vários profissionais envolvidos na assistência ao cliente. A continuidade dos cuidados é um dos aspetos essenciais nos processos de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o que afirma a importância de informações clínicas neste contexto. O objetivo deste trabalho é descrever o significado da informação clínica, como instrumento de trabalho dos profissionais de saúde, para melhor Prática Baseada em Evidência (PBE). Trata-se de um estudo teórico, cuja base de coleta de dados foi a base Scielo. Nos resultados de busca dos artigos indexados nesta base foram de 115 artigos, sendo 12 incluídos para descrever a informação clínica como instrumento de trabalho. Entendeu-se que é necessária uma boa fonte de dados e o profissional estar atento às informações de qualidade. Conclui-se que a informação clínica é um instrumento essencial para uma adequada conduta assistencial, porém é necessário organizar as informações de maneira que sejam eficazes para a tomada de decisão.

Palavras-chaves: Sistema de Informação em Saúde. Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Hospitalar.

 

INFORMATION SYSTEMS IN HEALTH: CLINICAL INFORMATION FOR HEALTH PROFESSIONALS

Abstract: Ensuring the quality of care is presented as a major goal of clinical information systems, assisting in decision-making between the various professionals involved in customer service. Continuity of care is one of essesnciais aspects in the procedures for assessing the quality of health services, which affirms the importance of clinical information in this context. The objective of this study is to describe the meaning of the clinical information as a working tool for health professionals to better Evidence Based Practice (EBP). This is a theoretical study, the data collection was based Scielo. In search results of articles indexed on this basis were 115 articles of which 12 included to describe the clinical information as a working tool. It was understood that a good source of data is required and the professional to be aware of the quality of information. We conclude that clinical information is an essential tool for proper conduct but care is necessary to organize the information so that is effective for the decision making.
Keywords: Health Information Systems. Information Systems. Hospital Information Systems.

Biografia do Autor

Chennyfer Dobbins Paes da Rosa

Doutora em Saúde Coletiva, Mestre em Economia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde – Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Denise Mathias

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Gestão em Sistemas de Saúde – Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Ricardo Leonardo Rovai

Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo. Mestre em Administração pela FEA - USP. Professor do Mestrado Profissional em Gerenciamento de Projetos - Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pesquisador do PGT-USP.

Publicado

2015-07-31

Como Citar

Dobbins Paes da Rosa, C., Mathias, D., & Leonardo Rovai, R. (2015). SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: A INFORMAÇÃO CLÍNICA COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. POLÊM!CA, 15(2), 035–050. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.17839

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS