ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: O QUE DIZEM OS IDOSOS E OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE PSICOLOGIA

Autores

  • Evelina Maria de Oliveira Tinoco
  • Lucio Ackermann Bastos Tinoco
  • Ana Lúcia Novais Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16008

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a contribuição da psicologia para o processo do envelhecimento saudável. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema envelhecimento, uma pesquisa de campo com 30 idosos, buscando no relato desta amostra os fatores ligados ao envelhecimento saudável e uma entrevista com uma psicóloga que executa tarefas direcionadas a esta população. Os idosos preencheram uma entrevista semiestruturada, a Escala de Medida de Satisfação com a Vida (EMSV) e a Escala de Afetos Positivos e Negativos (EAPAN). A psicóloga respondeu a uma entrevista semiestruturada. A amostra pesquisada relata estar satisfeita com o seu processo de envelhecimento, descrevendo mais vivências de afetos positivos quando comparados aos negativos, mesmo quando consideramos o aumento da idade e também a variável sexo. Homens e mulheres participantes declaram um envelhecimento bem sucedido. Observamos ser possível envelhecer de maneira saudável, apesar das perdas comumente associadas a esta faixa etária. Neste caso, a psicologia pode contribuir na identificação das características que levam a um processo de envelhecimento com qualidade, promovendo ações nesta direção. Associando estes dados à experiência descrita pela psicóloga entrevistada, muitas ações nesta direção precisam ser desenvolvidas, abrindo espaço para uma grande área de investigação.

Palavras-chave: Envelhecimento Saudável. Satisfação com a Vida. Escala de Medida de Satisfação com a Vida. Escala de Afetos Positivos e Negativos.

Biografia do Autor

Evelina Maria de Oliveira Tinoco

Psicóloga. Graduada em psicologia pela FSMA - Macaé/RJ.

Lucio Ackermann Bastos Tinoco

Psicólogo. Graduado em psicologia pela FSMA - Macaé/RJ

Ana Lúcia Novais Carvalho

Psicóloga. Doutora em Biociências. Professora Adjunta da UFF Campos dos Goytacazes

Publicado

2015-04-12

Como Citar

Oliveira Tinoco, E. M. de, Bastos Tinoco, L. A., & Novais Carvalho, A. L. (2015). ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: O QUE DIZEM OS IDOSOS E OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE PSICOLOGIA. POLÊM!CA, 15(1), 001 à 014. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16008

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO