AS BARBIES DO VAREJO: UM ESTUDO SOBRE OS PADRÕES ESTÉTICOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO COMÉRCIO DA MODA CARIOCA

Autores

  • Bruna de Sousa Madureira
  • Joana de Vilhena Novaes
  • Junia de Vilhena

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16007

Resumo

Partindo da premissa que o corpo é um importante lócus de investimento e de formações identitárias nos dias atuais, neste artigo buscamos destacar o papel da aparência como um capital valioso, também no universo de varejista. Para tal, ancoramos a nossa discussão no caráter determinante que a aparência assume como critério de seleção para candidatas à diversas vagas no comércio relacionado à moda. Buscou-se, igualmente, analisar a percepção das mesmas diante do exaustivo processo de seleção e recrutamento.

Palavras-chave: Beleza. Corpo. Seleção. Varejo.

Biografia do Autor

Bruna de Sousa Madureira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Psicologia Clínica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio. Pesquisadora Associada do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC-Rio.

Joana de Vilhena Novaes

Professora do Programa de Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Pós-doutora em Psicologia Médica e em Psicologia Social pela UERJ. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio. Pesquisadora e psicoterapeuta do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine- Université Denis-Diderot Paris 7 CRPM-Pandora.

Junia de Vilhena

Psicanalista. Membro efetivo do CPRJ. Doutora em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS, da PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII. Investigadora-Colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra.

Publicado

2015-04-13

Como Citar

Madureira, B. de S., Vilhena Novaes, J. de, & Vilhena, J. de. (2015). AS BARBIES DO VAREJO: UM ESTUDO SOBRE OS PADRÕES ESTÉTICOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO COMÉRCIO DA MODA CARIOCA. POLÊM!CA, 15(1), 029 à 046. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.16007

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social