UM ESPAÇO FACILITADOR DA DESCOBERTA CRIATIVA EM CRIANÇAS VIVENDO EM ZONA DE RISCO

Autores

  • Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt
  • Luciana Ceglia Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14273

Resumo

Resumo: Neste artigo é apresentado um estudo das relações entre as provisões ambientais e o desenvolvimento da capacidade de brincar, pensar e criar, realizado em oficinas de leitura e criação de histórias no espaço de uma Biblioteca pública, com crianças vivendo em uma área de risco. Com base na teoria do amadurecimento de Winnicott e nas contribuições de Walter Benjamin sobre a função do narrador,destaca-se a importância de condições facilitadoras que incentivem a produção de brincadeiras e narrativas, como fator de promoção de um crescimento saudável.

Palavras chave: Provisões ambientais, Brincadeira, Narratividade, Amadurecimento psíquico.

Biografia do Autor

Maria Inês Garcia de Freitas Bittencourt

Doutora em Psicologia Clínica; Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio; Pesquisadora do LIPIS E mail: mines@puc-rio.br

Luciana Ceglia Ferreira

Graduanda do Departamento de Psicologia da PUC-Rio; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq / PIBIC. E mail: lucianaceglia@gmail.com

Publicado

2014-12-28

Como Citar

Bittencourt, M. I. G. de F., & Ferreira, L. C. (2014). UM ESPAÇO FACILITADOR DA DESCOBERTA CRIATIVA EM CRIANÇAS VIVENDO EM ZONA DE RISCO. POLÊM!CA, 14, 144 a 159. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14273

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social