O CLAMOR NARCÍSICO EM ATUAÇÕES VIOLENTAS DE ADOLESCENTES

Autores

  • RICARDO PINHEIRO MAIA JÚNIOR
  • HENRIQUE FIGUEIREDO CARNEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14272

Resumo

RESUMO: A violência entre os adolescentes brasileiros apresenta dados e estatísticas cada vez mais inquietantes. O adolescente brasileiro não é mera vítima dessa realidade, ele também é agente agressor. Desse recorte fenomênico, foi realizada uma pesquisa com adolescentes que cometeram homicídio objetivando um entendimento acerca de como o ato violento é significado por eles. O presente artigo apresenta a discussão entre o referencial teórico psicanalítico freud-lacaniano e aquilo que é clamado pelas atuações adolescentes.

Palavras-chave: Psicanálise. Violência. Adolescentes. Clamor Narcísico.1

Biografia do Autor

RICARDO PINHEIRO MAIA JÚNIOR

Psicólogo clínico, mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza com concentração na área de Estudos Psicanalíticos. Tema de pesquisa e trabalhos recorrentes sobre a violência. Membro do LABIO - Laboratório sobre as novas formas de Inscrição de Objeto e membro-associado à CLIO - Associação de Psicanálise.

 

HENRIQUE FIGUEIREDO CARNEIRO

Doutor em Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos - Universidad Pontificia Comillas – Madrid - Espanha (1997); Estágio Sênior (Pos-Doc) no CNRS – CERMES 3 / CESAMES - Université Paris V – Sorbonne - França (2010-2011); Professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e colaborador do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2014-12-28

Como Citar

MAIA JÚNIOR, R. P., & CARNEIRO, H. F. (2014). O CLAMOR NARCÍSICO EM ATUAÇÕES VIOLENTAS DE ADOLESCENTES. POLÊM!CA, 14, 129 à 143. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14272

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social