“ESQUEÇA A CASA E O TRABALHO/A VIDA FICA LÁ FORA”: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA COMUNITÁRIA

Autores

  • LURDES PEREZ OBERG

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14271

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de uma prática comunitária a partir de uma escuta esquizoanalítica. Através de propostas da esquizoanálise de entender o desejo articulado à produção social capitalista, busca-se uma valorização da potência dos sujeitos e problematiza-se uma relação dinâmica entre práticas comunitárias com os espaços institucionalizados. Apostamos numa postura inventiva da própria vida e entendemos as possibilidades de saídas subjetivas presentes em contextos sociais que impedem a emergência de novos olhares na sociedade contemporânea.

Palavras-Chave: Prática comunitária. Esquizoanálise. Contemporaneidade.

Biografia do Autor

LURDES PEREZ OBERG

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/Rio. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem interesse em pesquisas que articulam a clínica com outras áreas do saber e também na construção de projetos sociais em comunidades de baixa-renda. Publicação da tese de doutorado pela Ed. Biblioteca 24x7/SP em 2008: Do Rio das Vitrines à Galeria dos Desconhecidos: Um estudo em Psicologia Social Comunitária na localidade de Muzema. Membro do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Social, LIPIS, da PUC/Rio e do grupo de trabalho de História Social da Psicologia da ANPPEP.

Publicado

2014-12-28

Como Citar

OBERG, L. P. (2014). “ESQUEÇA A CASA E O TRABALHO/A VIDA FICA LÁ FORA”: REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA COMUNITÁRIA. POLÊM!CA, 14, 113 à 128. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14271

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social