IDEB: AVANÇO OU RETROCESSO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA?O QUE DIZEM ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS ENTRE 2007-2014?

Autores

  • MÁRDEN DE PÁDUA RIBEIRO
  • ANDRÉIA VANESSA MACIEL SILVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14266

Resumo

Resumo: Este artigo possui como tema a discussão acerca do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo, que estabeleceu como critério o levantamento de artigos científicos delimitados em um marco temporal que se situa de 2007 até 2014. Nesta compilação, procurou-se sistematizar os diversos olhares acerca do IDEB, identificando-os em duas categorias de análise: o IDEB percebido como um avanço à educação brasileira e as ressalvas ao mesmo.

Palavras-chave; Educação; IDEB; Avaliação.

Biografia do Autor

MÁRDEN DE PÁDUA RIBEIRO

Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH).

ANDRÉIA VANESSA MACIEL SILVA

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISA BH).

Publicado

2014-12-28

Como Citar

PÁDUA RIBEIRO, M. D., & MACIEL SILVA, A. V. (2014). IDEB: AVANÇO OU RETROCESSO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA?O QUE DIZEM ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS ENTRE 2007-2014?. POLÊM!CA, 14, 065 à 072. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14266

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR