PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PARAÍBA

Autores

  • EDNA MARIA DE OLIVEIRA MARTINS
  • MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14265

Resumo

Resumo: Atualmente, a questão ambiental está sendo uma importante preocupação das empresas, que por meio de pressões ambientais vêm buscando reestruturar suas atividades e adotar modelos e técnicas que mitiguem seus aspectos e impactos ambientais. Partindo desse contexto atual, esse trabalho tem por objetivo geral identificar as práticas socioambientais em empresas do setor de serviços no município de Sousa – PB. De forma específica busca: verificar as possíveis ferramentas e modelos ambientais utilizados pelas empresas; identificar o nível de sustentabilidade do município onde se localizam as empresas e descrever a percepção de alguns stakeholders acerca das práticas socioambientais das empresas do setor de serviços e da sustentabilidade do município. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva, tendo como ponto de partida o método indutivo. Dentre os principais resultados obtidos, constatou-se a mínima utilização de práticas socioambientais pelas empresas, bem como a inexistência de indicadores de performance ambiental. Conforme dados primários e secundários, os stakeholders percebem de forma diferenciada a contribuição das práticas socioambientais para a sustentabilidade do município.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão ambiental. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

EDNA MARIA DE OLIVEIRA MARTINS

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Participou do projeto de pesquisa intitulado: Práticas Socioambientais e Sustentabilidade: um estudo exploratório em empresas do setor de serviços no município de Sousa/Paraíba.

MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Capina Grande. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2014-12-28

Como Citar

DE OLIVEIRA MARTINS, E. M., & NÓBREGA BARBOSA, M. D. F. (2014). PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PARAÍBA. POLÊM!CA, 14, 045 à 064. https://doi.org/10.12957/polemica.2015.14265

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS