AMOR ROMÂNTICO E SEUS CONTRASTES: DA PEDAGOGIA AOS SEUSATRIBUTOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • ALESSANDRO MELO BACCHINI
  • JUNIA DE VILHENA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13210

Resumo

A ilusão de uma satisfação narcísica pela via da completude, aliada ao imaginário cultural deque o amor salvaguardaria o sujeito dos males da existência sustenta nossa crença no amor românticocomo central em nossas vidas. No entanto, é possível sustentar este ideal em tempos de liquidez efrouxidão dos laços sociais? Apesar das mudanças culturais havidas desde a época de Freud a psicanálisereitera seu lugar ao tratar do amor e da sexualidade como cerne de suas questões.Palavras-chave: Ideais do Eu, Romantismo, Narcisismo, HIV/Aids

Biografia do Autor

ALESSANDRO MELO BACCHINI

Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), membro doLaboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental (LPPF – Belém/PA) e pesquisador Associadodo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS/PUC-Rio.

 

JUNIA DE VILHENA

Psicanalista.Membro efetivo do CPRJ Dra em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio.Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadoracorrespondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII. Investigadora-Colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

MELO BACCHINI, A., & DE VILHENA, J. (2014). AMOR ROMÂNTICO E SEUS CONTRASTES: DA PEDAGOGIA AOS SEUSATRIBUTOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS. POLÊM!CA, 13(4), 1639–1654. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13210

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social