INTERTEXTUALIDADE E PERSONAGENS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TELENOVELA BRASILEIRA E A COMMEDIA DELL’ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13203Resumo
De acordo com Ricardo Zani (2003), foi Julia Kristeva que concebeu o termo intertextualidade em 1969, a partir da reutilização do que Mikhail Bakhtin (1993) havia denominado de dialogismo na década de 20, ou seja, são variantes de um mesmo referencial (a troca e a interação entre ideias e sujeitos significantes) para designar um mesmo termo. Neste conceito, observa-se que qualquer texto deriva de um diálogo com outros textos e com seus espectadores e leitores, ou ainda, um diálogo entre vozes e discursos. A Telenovela Brasileira e a Commedia dell’Arte, apesar de serem manifestações artísticas de épocas muito distantes, acabam por ter aspectos de construção de personagens em comum, justamente pelo caráter de intertextualidade próprio de todo e qualquer texto. A Telenovela atual empresta da Commedia dell’Arte características bem próximas quanto à construção das personagens. Nesta pesquisa temos por iniciativa aproximar os arquétipos de uma e de outra para dar uma ideia das semelhanças encontradas em ambas, quanto às características das personagens. Palavras chave: Intertextualidade; personagem; telenovela brasileira;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.