ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO CÓRREGO MUMBABA EDO RIACHO MUSSURÉ – JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • MARIA LEÔNIA PESSOA DA SILVA
  • MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA
  • JOSÉ DANTAS NETO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13201

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água do riacho Mussuré e o córregoMumbaba por meio de parâmetros físico-químicos. Para tanto, delimitou-se como área de estudo a baciado riacho Mussuré – que está inserida na bacia do rio Gramame – e o córrego localizado na comunidadeMumbaba no sudoeste do Município de João Pessoa, ambos no estado da Paraíba. A metodologiaconsistiu na análise de dados de qualidade da água. Os dados referentes a parâmetros físicos e químicosforam analisados ao longo de cinco estações de coleta. Foram constatadas diversas alterações naqualidade da água do riacho Mussuré e do córrego ao longo de todo seu curso. Os teores de OD estavammuito abaixo do limite estabelecido pela Resolução CONAMA 357/05 para a classe 3 (4,0 mg/L), nascinco estações monitoradas. A estação situada aproximadamente na metade do curso do riacho apresentouos maiores valores de turbidez e a pior qualidade da água através do uso dos dois índices citados, fato quese deve ao lançamento de efluentes industriais a montante desta estação. Pelos resultados encontradosconclui-se que o riacho Mussuré e o córrego apresentam alto grau de degradação e suas águasrepresentam um risco para a saúde da população usuária.Palavras-chave: Efluentes industriais, Índices de qualidade da água, Bacia hidrográfica.

Biografia do Autor

MARIA LEÔNIA PESSOA DA SILVA

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB e Doutoranda emRecursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.*Parte do projeto de tese do autor

MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA

Bióloga pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Doutora em Ecologia e Biossistemática pelaUniversidade de Lisboa, Pós-doutora na área de Ecologia Aplicada pela Universidade Federal daParaíba. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

JOSÉ DANTAS NETO

Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Doutor emAgronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Professor associado IV da Universidade Federal de Campina Grande.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

PESSOA DA SILVA, M. L., DA SILVA, M. C. B. C., & NETO, J. D. (2014). ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO CÓRREGO MUMBABA EDO RIACHO MUSSURÉ – JOÃO PESSOA/PB. POLÊM!CA, 13(4), 1522–1531. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13201

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS