O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O GOVERNO LULA

Autores

  • SARA CAMÊLO AGUIAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13200

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem sobre a relação do Programa Bolsa Família (PBF) e ogoverno Lula, destacando seu forte diálogo entre o social e o político. O estudo teve uma abordagemqualitativa que adotou como ferramenta uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica. De maneirageral, os resultados da pesquisa apontam que o governo Lula conseguiu conciliar desenvolvimentoeconômico e atenção aos mais pobres. O PBF exerceu forte influência nas eleições de 2006, com o votosignificativo dos mais pobres em Lula, ou seja, dos beneficiários do programa. Foi constatado tambémque o PBF gerou um sentimento de pertencimento nos seus beneficiários que influenciou também naavaliação do governo Lula como uma boa gestão. E, como resultado de tudo isso, tem-se uma claravinculação do PBF ao ex-presidente Lula por parte dos beneficiários gerando a unidade PBF-Lula.Palavras-chave: Assistência Social; Programa Bolsa Família; Governo Lula.

Biografia do Autor

SARA CAMÊLO AGUIAR

Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG; Especialistaem Políticas Públicas e Assistência Social pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão/FURNE e Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

AGUIAR, S. C. (2014). O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O GOVERNO LULA. POLÊM!CA, 13(4), 1513–1521. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13200

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS