Jogos de Empresas: Um Estudo sobre quem e como se utiliza no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11677Resumen
Nos jogos de empresas vive-se uma experiência de gestão dentro de um ambiente simulado no qual são minimizados os riscos organizacionais. Em função dos seus esforços na definição e execução de suas estratégias, os participantes adquirem melhor noção de como funciona a gestão das empresas na prática. O objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar como e quem utiliza os jogos de empresas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção nas ICTs –Instituições de Ciência e Tecnologia – do Sul e Sudeste do Brasil. A escolha destas regiões se deu em função da maior concentração de empresas ser nesses locais, e os cursos stricto sensu acima citados por serem as áreas que mais objetivam[L1] o desenvolvimento empresarial. Para a realização dessa pesquisa buscou-se referências do que são os jogos de empresas e sua história. Em seguida, foram procuradas disciplinas específicas em que já acontece a utilização dos jogos de empresas em programas de pós-graduação stricto sensu em administração, ciências contábeis e engenharia de produção[L2] nas ICTs das regiões Sul e Sudeste. A partir do resultado encontrado foram elaborados quadros comparativos que apresentam as características das disciplinas de jogos de empresas. Foi identificado que a utilização destas não está limitada ao oferecimento de disciplinas nos programas de pós-graduação stricto sensu, mas também em cursos de graduação, na pesquisa e na extensão.
PALAVRAS-CHAVE: jogos de empresas, simulação gerencial, laboratório de gestão, educação, gestão de negócios.
[L1]Sugiro alterar visto que não se trata de um objetivo máximo, mas sim áreas que mais trabalham esse conceito.
[L2]Repetição desnecessária.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.