JOGAR, AMAR E CONSUMIR: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES OBJETAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • FABIANE NATALIA DE SOUZA PINTO: Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, Graduada em Psicologia pela PUC-Rio, Membro iniciante da Formação em Psicanálise da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa sobre a Infância – SOBEPI. Psicóloga Clínica na empresa Metta Psicologia.
  • JOANA V. NOVAES Professora do Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Doutora em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Pós-doutora em Psicologia Médica (UERJ). Pós-Doutora em Psicologia Social (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio. Pesquisadora e psicoterapeuta do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-Rio. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine- Université Denis-Diderot Paris 7 CRPM-Pandora. Membro do Conselho Consultivo da Fundação Dove para Auto-estima. Autora dos livros: O Intolerável peso da feiúra. Sobre as mulheres e seus corpos. Ed.PUC/Garamond (2006). Com que corpo eu vou? Sociabilidades e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares. Ed.PUC/Pallas (2010). Corpo para que te quero? Usos, abusos e desusos. Vilhena, J. & Novaes, J. (orgs.) Ed.PUC/Appris (2012).

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11675

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir acerca de um aplicativo, amplamente difundido nas redes sociais, no qual a performance de parceiros amorosos é classificada de acordo com o desempenho sexual do indivíduo, além de aspectos diversos de sua personalidade que são, igualmente, expostos na rede. Buscou-se problematizar o modo como os vínculos afetivos são estabelecidos na atualidade, partindo-se da premissa de que determinados agenciamentos subjetivos associados à forma como o sujeito lida com seus objetos amorosos, são análogos à relação que o mesmo estabelece com os bens de consumo.

Palavras-chave: relações objetais, contemporaneidade, redes sociais, internet, consumo, relações amorosas.

 

 

 

 

Publicado

2014-06-28

Como Citar

DE SOUZA PINTO:, F. N., & V. NOVAES, J. (2014). JOGAR, AMAR E CONSUMIR: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES OBJETAIS NA CONTEMPORANEIDADE. POLÊM!CA, 13(3), 1428–1448. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11675

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social