PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL: UM OLHAR PARA A VARIÁVEL AMBIENTAL

Autores

  • SANDRA SEREIDE FERREIRA DA SILVA Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG.
  • GESINALDO ATAÍDE CÂNDIDO Doutor em. Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.
  • ÂNGELA MARIA CAVALCANTI RAMALHO Doutora em Recursos Naturais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11668

Resumo

O ensaio teórico em tela tem como objetivo analisar como a variável ambiental é elucidada no planejamento energético nacional, notadamente, no Plano Nacional de Energia planejado para o ano de 2030. A análise circunscrita a partir de uma revisão da literatura permitiu observar que o modelo de planejamento do setor elétrico brasileiro tem como parâmetro o modelo tradicional de planejamento que dá pouca ênfase às questões ambientais. O alcance de uma matriz energética nacional limpa depende de ações integradas envolvendo múltiplas abordagens, em destaque para o conceito de planejamento energético atrelado à incorporação de uma lógica sustentável, indicando parâmetros para a inclusão de várias fontes de energia, o que pode convergir para uma matriz sustentável em longo prazo.

Palavras-chave: Planejamento Energético. Variável Ambiental. Matriz Energética.

Publicado

2014-06-28

Como Citar

SEREIDE FERREIRA DA SILVA, S., ATAÍDE CÂNDIDO, G., & MARIA CAVALCANTI RAMALHO, ÂNGELA. (2014). PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL: UM OLHAR PARA A VARIÁVEL AMBIENTAL. POLÊM!CA, 13(3), 1364–1371. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11668

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS