ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL DAS TERRAS DE REGIÃO SEMIÁRIDA COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS

Autores

  • LUIZ GUSTAVO BIZERRA DE LIMA MORAIS Geógrafo, formado pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB.
  • PAULO ROBERTO MEGNA FRANCISCO Tecnólogo Agrícola, Mestre em Manejo e Conservação de Solo e Água e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.
  • JOSANDRA ARAÚJO BARRETO DE MELO Geógrafa, Doutora em Recursos Naturais, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11667

Resumo

O uso de geotecnologia baseada nos resultados de sensoriamento remoto pode fornecer uma visão geral acerca da conservação do ambiente, pois a análise das imagens de satélites permite estimar o desmatamento. Este trabalho objetivou realizar a caracterização geoambiental e analisar a cobertura das terras através do uso de geotecnologias no município de São João do Cariri-PB. Na metodologia deste trabalho foram identificadas as áreas de interesse no campo e realizada o registro e a classificação da vegetação e descrição das espécies encontradas. Com o uso SPRING 5.2 e de imagens do satélite LANDSAT-TM5 foram geradas imagens de IVDN e, após, os mapas de cobertura do solo. Pelos resultados concluiu-se que com a metodologia de classificação utilizada foi possível mapear a cobertura do solo com boa precisão; na análise ambiental pode-se constatar que algumas áreas apresentaram-se muito susceptíveis às degradações mais intensas, ocupando 3,6% da área.

Palavras-chave: classificação da vegetação, impactos ambientais, geoprocessamento.

Publicado

2014-06-28

Como Citar

BIZERRA DE LIMA MORAIS, L. G., MEGNA FRANCISCO, P. R., & BARRETO DE MELO, J. A. (2014). ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL DAS TERRAS DE REGIÃO SEMIÁRIDA COM O USO DE GEOTECNOLOGIAS. POLÊM!CA, 13(3), 1345–1363. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11667

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS