EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • POLLYANA SOARES DE ABREU MORAIS Fisioterapeuta. Docente do Centro Universitário de João Pessoa/B (Fisioterapia e Gestão ambiental). Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG/PB e Doutoranda em Recursos Naturais pela UFCG/PB.
  • JOSÉ HERISTON DE MORAIS LIMA Fisioterapeuta. Docente do curso de fisioterapia da UFPB. Mestre em Nutrição pela UFPB. Doutorando em Saúde Materno-infantil pelo IMIP-PE.
  • BRUNO SOARES ABREU Economista. Docente do Centro Universitário de João Pessoa/PB. Mestre em Recursos Naturais pela UFCG/PB. Doutor em Recursos Naturais pela UFCG/PB.
  • IRENEIDE GOMES ABREU Pedagoga. Docente da UFCG. Mestre e Doutora em Recursos Naturais pela UFCG/PB.
  • PRISCILA SOARES ABREU Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da UFPE. Especialista em Cardiologia e Radiologia Intervencionista pela UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11666

Resumo

RESUMO: O rápido processo de industrialização e urbanização trouxe consigo vários problemas ambientais e de saúde pública, despertando interesse nos mais diversos setores sociais na busca do bem-estar da população e desenvolvimento socioambiental. Nesse contexto, a educação ambiental surge como plano de estratégia para a construção de valores, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida. No tocante à qualidade de vida é que se estreitam os laços entre a educação ambiental e em saúde, principalmente relacionados à promoção, prevenção e recuperação em saúde ambiental. O presente estudo discorre acerca da relação existente entre a educação ambiental e em saúde e aponta a educação ambiental como ferramenta na atenção primária em saúde.

Palavras-chave: Educação ambiental. Educação em saúde. Saúde ambiental.

Publicado

2014-06-28

Como Citar

SOARES DE ABREU MORAIS, P., DE MORAIS LIMA, J. H., SOARES ABREU, B., GOMES ABREU, I., & SOARES ABREU, P. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. POLÊM!CA, 13(3), 1335–1344. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11666

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS