TRANSEXUALIDADE E CINEMA: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL

Autores

  • ALEXSANDER LIMA DA SILVA Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Psicologia Clínica e Saúde Mental pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas.
  • ADÉLIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA Professoresa Associada da Universidade Federal de Alagoas. Diretora do Instituto de Psicologia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na mesma universidade. Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorada em Psicologia Social pela Universidad de Barcelona. Integrante do GT da ANPEPP: A Psicologia Sócio-histórica no contexto de desigualdade social brasileiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11665

Resumo

Resumo: Empreende-se uma reflexão psicossocial acerca do processo de transexualidade, a partir de uma análise filmográfica. Para tanto, utilizam-se dos filmes Glen ou Glenda (1953), Homem e Mulher Até Certo Ponto (1970) e Transamérica (2006).  A abordagem é de natureza qualitativa, com análise de conteúdo, descritivo-interpretativa. Os resultados evidenciam o processo de significação das transexuais representadas nessas obras cinematográficas: o saber médico - em relação à transexualidade - pode ser visto em Glen ou Glenda e Transamérica. A transexualidade questiona o binarismo masculino e feminino nas personagens por meio da identidade, do corpo, da vivência da paternidade e comportamentos padronizados que atendem à heteronormatividade.

Palavras-chave: transexualidade; cinema; psicossocial.

Publicado

2014-06-28

Como Citar

LIMA DA SILVA, A., & SOUTO DE OLIVEIRA, A. A. (2014). TRANSEXUALIDADE E CINEMA: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL. POLÊM!CA, 13(3), 1327–1334. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.11665

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS