Como narrar a voz do outro? Uma conversa sobre o(s) retrato(s) do regionalismo brasileiro oitocentista com Ana Karla Canarinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2026.96454

Palavras-chave:

Regionalismo, Literatura brasileira, Século XIX.

Resumo

Para a entrevista nacional da edição número 50, volume 25, da Miscelânea, a Palimpsesto – revista do corpo discente do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ –  teve a oportunidade de conversar com a Professora Doutora Ana Karla Carvalho Canarinos, Professora Adjunta de Literatura Brasileira na UERJ. Nessa entrevista, a professora Ana Karla desenvolve reflexões sobre as facetas do regionalismo brasileiro da década de 1870, destacando questões como a intraduzibilidade desse regionalismo, o papel do narrador de determinadas obras e a representação dos personagens pobres. Somos convidados, então, a repensar como é feito o retrato do sertanejo nos romances da literatura brasileira regionalista do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karla Carvalho Canarinos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras (Estudos literários), pela mesma instituição, com mestrado em Études Lusopohones pela Université Lumière Lyon 2. Doutora em Teoria Literária pela UNICAMP. É professora Adjunta de Literatura Brasileira na UERJ, onde desenvolve pesquisa em teoria literária e literatura brasileira. É coordenadora da Especialização em Literatura Brasileira (UERJ). Atualmente coordena o projeto Regionalismos e ensino de literatura brasileira.

Ana Beatriz Morais de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores, da UERJ. Licenciada e graduada em Letras e Francês pela UERJ. Especialista em Literatura Brasileira. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela UERJ, na área de Teoria da literatura e Literatura comparada, com ênfase na linha de pesquisa Literatura: teoria, crítica e história. Tem como interesse de pesquisa os estudos da obra do autor Lima Barreto, principalmente, envolvendo questões relacionadas à construção das subjetividades negras.

Ana Carolina Ramiro Amorim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel e licenciada em Letras - Português/Literaturas pela UERJ. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela UERJ, na área de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na linha de pesquisa Poéticas da contemporaneidade.

Referências

ALENCAR, José de. Til: romance brasileiro. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.

ARAÚJO, Nabil. Nacional por tradução. Gragoatá, Niterói, v. 30, n. 67, p. e66804, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/66804.

BOTELHO, André. O retorno da sociedade: política e interpretações do Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

CALHOUN, Craig. “O nacionalismo importa”. In: PAMPLONA, Marco A.; DOYLE, Don H. (Org.). Nacionalismo no Novo Mundo. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 37-70.

CANARINOS, Ana Karla. Um debate sobre a intraduzibilidade do regionalismo brasileiro. Tradução em Revista, Rio de Janeiro, v. 37, p. 159-179, 2024.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992. Acesso em: 12 jan. 2026.

FISCHER, Luís Augusto. Duas formações, uma história: das ideias fora do lugar ao perspectivismo ameríndio. Porto Alegre: Arquipélago, 2021.

GIL, Fernando Cerisara. A matéria rural e a formação do romance brasileiro: configurações do romance rural. Curitiba: Appris, 2020.

GRIECO, Agripino. Evolução da prosa brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1947.

GUIMARÃES, Bernardo. A Escrava Isaura. Rio de Janeiro: B.L. Garnier, 1875. Disponível em: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or43590/or43590.pdf. Acesso em: 12 jan. 2026.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de ficção: de 1870 a 1920. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

MORAES, Anita de. Para além das palavras: representação e realidade em Antonio Candido. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

MORETTI, Franco. “O século sério”. Tradução de Denise Bottmann. In: MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 823-863.

RANCIÈRE, Jacques. O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. Tradução de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

Publicado

2026-02-03

Como Citar

CARVALHO CANARINOS, Ana Karla; MORAIS DE SOUZA, Ana Beatriz; RAMIRO AMORIM, Ana Carolina. Como narrar a voz do outro? Uma conversa sobre o(s) retrato(s) do regionalismo brasileiro oitocentista com Ana Karla Canarinos. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 50, p. 31–57, 2026. DOI: 10.12957/palimpsesto.2026.96454. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/96454. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Entrevista