Ensino de línguas adicionais no Brasil: caminhos para uma devolutiva decolonial com Ivanete da Hora Sampaio

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DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.94212

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Entrevista

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Biografía del autor/a

Ivanete Sampaio da Hora

Doutora em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras (PPGLinC/ILUFBA), na área de Linguística Aplicada, como bolsista CAPES. Realizou doutorado-sanduíche no Leibniz-Zentrum für Allgemeine Sprachwissenschaft (ZAS), em Berlim, e é mestre em Pedagogia pela Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), Alemanha. É graduada em Letras Vernáculas com Inglês e em Educação Física (Universidade Católica do Salvador), com especialização em Ensino Universitário (Faculdade de Educação da Bahia - Olga Mettig). Atuou como professora de alemão no Instituto Cultural Brasil-Alemanha/Goethe-Institut Salvador e como professora substituta de alemão no Instituto de Letras da UFBA. Integra a Associação de Pesquisadores Negros da Bahia (APNB), a Rede de Pesquisadores Negres de Estudos da Linguagem (REPENSE) e os grupos de pesquisa LINCE (Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino/UFBA) e GEPELAB (Grupo de Estudos e Pesquisa de Ensino de Língua Alemã no e do Brasil/UFSC).

José Mauro Ferreira Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Letras: Português/Inglês pela UFRJ. Foi professor substituto de alemão na UFRJ e aluno visitante na Friedrich-Schiller-Universität Jena, como bolsista do DAAD. Pesquisa ensino de alemão como língua adicional, metáforas, comunicação digital e elaboração de materiais didáticos em perspectiva decolonial. Integra o Núcleo de Estudos Lingua(gem) em Uso e Cognição (NELUC/UERJ) e colabora no grupo FLinKUS (Forschendes Lernen zum Sprachsensiblen Fachunterricht in Kollaborativen Unterrichts- und Schulentwicklungsprozessen) da FSU-Jena.

Laura Fraga Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Linguística Aplicada no PIPGLA/UFRJ e graduada em Letras: Português-Alemão pela mesma universidade. Pesquisa decolonialidade no ensino-aprendizagem de línguas adicionais, com foco na elaboração local de materiais didáticos. Leciona no Colégio Cruzeiro Centro, além de colaborar em projetos da APA-Rio (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro) / BraDLV e do DAAD.

Citas

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Publicado

2025-09-25

Cómo citar

IVANETE SAMPAIO DA HORA; JOSÉ MAURO FERREIRA PINHEIRO; LAURA FRAGA MAIA. Ensino de línguas adicionais no Brasil: caminhos para uma devolutiva decolonial com Ivanete da Hora Sampaio. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 57–90, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.94212. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/94212. Acesso em: 12 oct. 2025.