Pontes epistemológicas entre Margens do Sul: cooperação internacional entre Unigranrio (Brasil) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.92384

Palavras-chave:

Epistemologias do Sul, Cooperação Internacional, Internacionalização Universitária, Macrogestão Acadêmica, Sul Global

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre os sentidos e alcances da internacionalização universitária entre países do Sul global, a partir da experiência de cooperação entre a Universidade Unigranrio/Afya (Brasil) e a Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Essas instituições firmaram, em 2023, um termo de cooperação com vista ao fomento da pesquisa e do compartilhamento de saberes produzidos em territórios historicamente marginalizados dentro da lógica hegemônica da ciência ocidental. A partir de um diálogo entre epistemologias do Sul, o texto analisa como acordos Sul-Sul podem constituir-se como dispositivos de valorização de matrizes de conhecimento considerados pelo norte-global como subalternizadas, promovendo intercâmbios que além de atender a protocolos administrativos, ainda reconfigurem práticas e currículos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Beatriz Brandão dos Santos, Universidade Unigranrio

Professora dos Programas de Pós-graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio Afya. Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (2019-2022). Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-RIO (2013-2017). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ (2011-2013).

Sarita Monjane Henriksen, Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo)

Pós-doutorada em Direitos Humanos, Direitos Sociais e Direitos Difusos, com enfoque em
Direitos Humanos Linguísticos, Universidade de Salamanca, Espanha (2023). Doutorada em
Política e Planificação Linguística, com enfoque em Contextos Multilingues, Universidade de
Roskilde, Dinamarca (2010). Mestre em Linguística Educacional, Universidade de Surrey, St.
Mary's University College, Reino Unido (1996). Licenciada em Ensino de Inglês como Língua
Estrangeira pela Universidade Pedagógica (UP-Maputo, 1995). Especialização para
Formadores de Professores de Língua Inglesa, pela Universidade de Delaware, EUA (1996).
Professora Associada em Educação Linguística. Professora Convidada em várias
universidades, incluindo a Universidade Justus Liebig de Giessen, Alemanha (2022-2024) e
ISCTE-IUL, Portugal (2021- 2023). Foi Directora da Faculdade de Ciências da Linguagem,
Comunicação e Artes (FCLCA, UP-Maputo, 2012-2017), actual Directora do Gabinete de
Cooperação e Coordenadora de vários Projectos (PAMCIT, TEPATE e TIPOTE). Interesses
de Pesquisa incluem língua, ideologias, internacionalização do ensino superior, migrações,
planificação e políticas linguísticas, direitos humanos linguísticos na educação, entre outros.
Possui várias publicações em revistas internacionais e três livros publicados.

Etyelle Pinheiro de Araujo, Universidade Unigranrio; Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO e Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ. Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-RIO, com período sanduíche em dois centros de pesquisa: no departamento de Sociologia da Boston University, com a bolsa CAPES/PDSE (2018-2019) e no Instituto de Estudos Afro-Latino-Americanos da Universidade de Harvard (2019-2020); pós-graduada em Educação e Contemporaneidade pelo CEFET Unde Nova Friburgo; licenciada em Inglês pela Universidade Estácio de Sá; licenciada em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. Interesses de pesquisa na área de Estudos Afro-Latino-Americanos, Antropologia das Emoções e Linguística Aplicada, com foco em Análise da Narrativa, gênero construções identitárias e relações raciais de mães negras participantes de movimentos sociais que lutam contra a violência policial. Interesse mais recente em estudos comparativos dos discursos de mães afro-brasileiras e afro-americanas engajadas na luta contra a brutalidade policial em seus respectivos países. Estágio pós-doutoral na PUC-Rio, com bolsa da FAPERJ iniciado em 2021 - projeto: A Violência policial nas Américas e a luta por justiça das mães: um estudo comparativo entre Brasil e Estados Unidos.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

BRANDÃO DOS SANTOS, Beatriz; MONJANE HENRIKSEN, Sarita; PINHEIRO DE ARAUJO, Etyelle. Pontes epistemológicas entre Margens do Sul: cooperação internacional entre Unigranrio (Brasil) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 134–160, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.92384. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/92384. Acesso em: 12 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê (Estudos de Língua)