Pontes epistemológicas entre Margens do Sul: cooperação internacional entre Unigranrio (Brasil) e Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique)
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.92384Palavras-chave:
Epistemologias do Sul, Cooperação Internacional, Internacionalização Universitária, Macrogestão Acadêmica, Sul GlobalResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre os sentidos e alcances da internacionalização universitária entre países do Sul global, a partir da experiência de cooperação entre a Universidade Unigranrio/Afya (Brasil) e a Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Essas instituições firmaram, em 2023, um termo de cooperação com vista ao fomento da pesquisa e do compartilhamento de saberes produzidos em territórios historicamente marginalizados dentro da lógica hegemônica da ciência ocidental. A partir de um diálogo entre epistemologias do Sul, o texto analisa como acordos Sul-Sul podem constituir-se como dispositivos de valorização de matrizes de conhecimento considerados pelo norte-global como subalternizadas, promovendo intercâmbios que além de atender a protocolos administrativos, ainda reconfigurem práticas e currículos acadêmicos.
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