A confirmação do poeta Oswaldo de Camargo em 30 poemas de um negro brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89353Palavras-chave:
Oswaldo de Camargo, Associação Cultural do Negro, poesia brasileiraResumo
Publicado em 2022, 30 poemas de um negro brasileiro é uma edição ampliada de 15 poemas negros, de Oswaldo de Camargo, lançado em 1961, tornando-se uma referência da poesia negra brasileira. A resenha crítica apresenta apontamentos sobre alguns poemas e a relação do poeta com o associativismo negro da época.
Downloads
Referências
CAMARGO, Oswaldo de. 30 poemas de um negro brasileiro. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
DU BOIS, W. E. B. As almas da gente negra. Tradução: Heloísa Toller Gomes. 1. ed. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução: Renato da Silveira. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2008.
FILIPPO, Thiara Vasconcelos de. Imagens poéticas: o negro, a África e a noite na literatura de Oswaldo de Camargo. 2007. 140f. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




