Do barro e do corpo: a travessia das personagens femininas de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89297Palavras-chave:
Contradição, Amor, Mulher negra, Literatura afro-brasileira, Conceição EvaristoResumo
O presente artigo pretende estabelecer um diálogo interpretativo entre as protagonistas do romance Ponciá Vicêncio (2003) e do conto “Luamanda”, de Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo. A escritora constitui-se como uma das vozes pungentes da literatura afro-brasileira, conferindo protagonismo à trajetória das mulheres negras. As existências das suas personagens inscrevem-se sob a experiência da contradição (Souza, 2022), visto que oscilam entre os valores da hegemonia branca e o legado da ancestralidade negra. Ponciá Vicêncio e Luamanda perfazem experiências de dor e de alegria, de violência e de amor na busca, respectivamente, de recuperar as suas origens e de afirmar a dimensão do desejo em seu corpo.
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