Do barro e do corpo: a travessia das personagens femininas de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89297

Palavras-chave:

Contradição, Amor, Mulher negra, Literatura afro-brasileira, Conceição Evaristo

Resumo

O presente artigo pretende estabelecer um diálogo interpretativo entre as protagonistas do romance Ponciá Vicêncio (2003) e do conto “Luamanda”, de Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo. A escritora constitui-se como uma das vozes pungentes da literatura afro-brasileira, conferindo protagonismo à trajetória das mulheres negras. As existências das suas personagens inscrevem-se sob a experiência da contradição (Souza, 2022), visto que oscilam entre os valores da hegemonia branca e o legado da ancestralidade negra. Ponciá Vicêncio e Luamanda perfazem experiências de dor e de alegria, de violência e de amor na busca, respectivamente, de recuperar as suas origens e de afirmar a dimensão do desejo em seu corpo.

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Biografia do Autor

Andréa Jamilly Rodrigues Leitão, Escola de Aplicação da UFPA

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

RODRIGUES LEITÃO, Andréa Jamilly. Do barro e do corpo: a travessia das personagens femininas de Conceição Evaristo. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 183–203, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.89297. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/89297. Acesso em: 27 jul. 2025.