200 anos de Camilo Castelo Branco: uma conversa sobre a literatura camiliana com Tânia Furtado Moreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89198

Palavras-chave:

Camilo Castelo Branco, Estudos de Literatura

Biografia do Autor

Tânia Furtado Moreira, Universidade do Porto

É uma professora, pesquisadora e empreendedora portuguesa. Como professora e pesquisadora, seu trabalho envolve Literatura Portuguesa Moderna, Semiótica, Estética e Teoria Literária. Ela regularmente dá aulas e palestras, e publica artigos acadêmicos sobre esses assuntos em conferências e universidades internacionais. Em 2022, lecionou Semiótica da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde agora ministra um curso de Música e Literatura. Ela é fundadora e diretora criativa da Sema Higgs® (http://semahiggs.com), uma empresa de consultoria em semiótica onde ela conecta os mundos acadêmico e corporativo de forma significativa, aplicando uma metodologia fenomenológica para ajudar clientes a moldar o futuro de empresas e instituições. Tânia é uma especialista reconhecida nas obras do grande escritor romântico português Camilo Castelo Branco. Entre 2015 e 2019, ela recebeu uma bolsa de doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Entre vários estudos, é autora de 'O Sublime em ‘Amor de Perdição’ de Camilo Castelo Branco' e de 'Literatura e Mal na Ficção de Camilo Castelo Branco'. Está agora preparando uma edição textual do romance 'O Que Fazem Mulheres' e escrevendo um livro sobre a linguagem literária deste romancista. É Investigadora Integrada no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. É também cofundadora da Poetics of Selfhood – Sociedade Interdisciplinar de Estudos Biográficos e Narrativos; e é membro da American Portuguese Studies Association, da Portuguese Society of Rhetoric, da European Society for Textual Scholarship e da The International Association for Semiotic Studies — L’ Association Internationale de Sémiotique.

Bruna de Oliveira Sales, UERJ

É doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (bolsista CAPES) e editora-chefe da Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. É mestre em Literatura Portuguesa pela mesma instituição e seus estudos são voltados para as questões de gênero presentes nos romances de Camilo Castelo Branco. Além disso, é especialista em Tradução de Italiano também pela UERJ. Tem graduação em Letras: Português/Italiano pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, período em que desenvolveu pesquisas na área de Linguística, voltando-se para a Análise do Discurso, e Literatura Portuguesa, tendo pesquisado cantigas trovadorescas e o período oitocentista.

Carla dos Santos e Silva Oliveira, UERJ

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Faculdade da Cidade, 2012), e em Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas – (UERJ, 2024). Mestra em Letras, com especialidade em Literatura Brasileira (UERJ/CAPES, 2022). Atualmente, é doutoranda na área de Estudos Literários (UERJ/CAPES), com pesquisa em torno das poéticas da contemporaneidade. Atuou como redatora, revisora e hoje é professora de Literatura no Pré-vestibular Social do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Rio de Janeiro. Integrou o corpo curatorial da revista garupa, entre 2019 e 2022. Desde janeiro de 2023, integra o corpo editorial da Revista Palimpsesto, do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Marina Otero Lemos Silva, UERJ

Mestranda em Literatura Portuguesa (UERJ), graduada em Letras – Língua Portuguesa e Francesa e respectivas literaturas (UERJ) e Biblioteconomia (Unirio). Editora de seção e revisora da Revista Palimpsesto. Atua como professora, revisora e preparadora

Tatiane Ludegards dos Santos Magalhães, UERJ

Mestre em Estudos de Literatura, especialidade Literatura Brasileira, na  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Supervisora editorial da Dialogarts e operacional das revistas Abusões e Caderno Seminal. Editora de seção da Revista Palimpsesto. Parte da equipe de revisão do Dicionário Digital do Insólito Ficcional.

Referências

-

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Tânia Furtado Moreira, de Oliveira Sales, B., Carla dos Santos e Silva Oliveira, Marina Otero Lemos Silva, & Tatiane Ludegards dos Santos Magalhães. (2025). 200 anos de Camilo Castelo Branco: uma conversa sobre a literatura camiliana com Tânia Furtado Moreira. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 15–41. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89198

Edição

Seção

Entrevista