O herói grego nos games: velhas e novas mídias
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86723Palavras-chave:
mitologias grega e nórdica, game, narratologia, intermidialidadeResumo
A franquia de games God of war (GOW) exemplifica o conceito de narrativa transmídia, em que elementos ficcionais se disseminam por diversas mídias, criando uma experiência unificada. Em GOW, cada mídia contribui para o desenvolvimento da história do protagonista, Kratos, cuja base é aculturada pelos mitos gregos e nórdicos, de modo que os mundos apresentados evocam tradições de tribos nórdicas e helênicas. Cada mídia, livro, filme, game, narra e é em si um arco narrativo. A análise, portanto, fundamenta-se na intermidialidade, como definido por Elleström (2017) e Clüver (2011), destacando as relações entre mídias distintas. As referências intermidiáticas, segundo Rajewsky (2012), contribuem para a significação total do produto ao evocar ou imitar elementos de outra mídia, sendo essenciais para a constituição do sentido.
Downloads
Referências
AURÉLIO dicionário eletrônico século XXI. São Paulo: Nova Fronteira/Lexikon Informática, 1999. Versão 3.0.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 08-23, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48493/39096. Acesso em: 18 mai. 2021.
CRICHTON, Michael. Devoradores de mortos: o manuscrito de Ibn Fadlãn, relatando suas experiências com os nórdicos em 922. Tradução de Gilson B. Soares. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
ELLESTRÖM, Lars. Adaptação e intermidialidade. Tradução de Erika Viviane Costa Vieira. In: DOMINGOS, Ana Cláudia Munari.; KLAUCK, Ana Paula; MELLO, Glória Maria Guiné de (org.). Midialidade: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermidialidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. (Série 19 NUPPECC).
ÉSQUILO. Prometeu acorrentado. In: ÉSQUILO et al. O melhor do teatro grego. Tradução e notas de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
FADLÃN, Ahmad Ibn. Viagem ao Volga: relato do enviado de uma califa ao rei dos eslavos. Traduação e apresentação Pedro Martins Criado. 2. ed. São Paulo: Carambaia, 2019.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Tradução de Sergio Alcides. 4. ed. São Paulo: GloboLivros, 2005. E-book.
FÚRIA DE TITÃS. Direção: Desmond Davis. Produção: John Palmer, Charles H. Schneer e Ray Harryhausen. Intérpretes: Harry Hamlin, et. al. Roteiro: Beverley Cross. EUA/United Kingdom: Metro-Goldwyn-Mayer Pictures, 1981. 1 DVD (118min).
GOD of war. Roteiro: Chris Roberson. Arte: Tony Parker. Dark Horse Comics. Milwaukie: Dark Horse Books, 2018. 4 v. HQs. E-book.
GOD of war. Roteiro: Marv Wolfman. Arte: Andrea Sorrentino. Tradução de Eduardo Tanaka e Fabiano Denardin. Dark Horse Comics. Barueri: Panini Books, 2011. 6 v. HQs. E-book.
GOD of war: fallen god. Roteiro: Chris Roberson. Arte: Tony Parker. Dark Horse Comics. Milwaukie: Dark Horse Books, 2021. v 1. HQ. E-book.
GOD of war: PlayStation Soundtrack. Music composed by Bear McCreary. 1 CD. Germany: Sony Classical, 2018. Disponível em: https://music.apple.com/us/album/god-of-war-playstation-soundtrack/1370190783?at=1l3vwYf. Acesso em: 15 mar. 2021.
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e tradução de Jaa Torrano. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995. E-book.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 25. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. E-book.
MAKING of GOW II. Disponível em: https://youtu.be/Buz_1i7kX_U. Acesso em: 20 fev. 2021.
MURRAY, J. H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 1997.
NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. Tradução de Pedro Cesar de Conti e revisão técnica de Paulo Marcos Figueiredo de Andrade. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Tradução da 2ª edição Norte-americana).
O 13° GUERREIRO. Direção: John Mac Tiernan. Produção: Lou Arkoff et al. Intérpretes: Antônio Banderas, Omar Sharif, et. al. Roteiro: Michael Crichton. Música. Califórinia/EUA: Touchstone Pictures, 1999. 1 DVD (103min), widescreen, color. Baseado no livro de “Eaters of the dead”, de Michael Crichton.
OXFORD Dictionary. 2021. Disponível em: https://www.lexico.com/definition/cutscene. Acesso em: 22 fev. 2021.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (org.) Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
READY AT DAWN. God of war ghost of sparta. [PSP] PlayStation Portable. USA: Sony Computer Entertainment of America, 2010. Classificação: maior de 17 anos.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality: immersion na interactivity in literature and electronic media. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2001.
RYAN, Marie-Laure. Narratologia transmedia e transmedia storytelling. Mediapolis, Coimbra, n. 6, Semestral, Coimbra University Press, 2018. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/article/view/2183-6019_6_1/4347. Acesso em: 24 nov. 2020.
RYAN, Marie-Laure. Possible worlds, artificial intelligence, and narrative theory. Bloomington: Indiana University Press, 1991.
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Tradução de Edson Furmankiewicz. São Paulo: Blucher, 2012. v. 3.
SANTA MÔNICA STUDIO. God of war II. [DVD] Playstation 2. USA: Sony Computer Entertainment of America, 2007. Classificação: maior de 17 anos.
SANTA MÔNICA STUDIO. God of war III. [Blu-ray Disc] Playstation 3. USA: Sony Computer Entertainment of America, 2010. Classificação: maior de 17 anos.
SANTA MÔNICA STUDIO. God of war Saga. [Blu-ray Disc] Playstation 3. USA: Sony Computer Entertainment of America, 2012. Classificação: maior de 17 anos.
SANTA MÔNICA STUDIO. God of war. [DVD] Playstation 2. USA: Sony Computer Entertainment of America, 2005. Classificação: maior de 17 anos.
SMITH, William. Classical dictionary of greek and roman: biography, mythology and geography. New York: Columbia University/Harper & Brothers, 1884.
WOLF, Werner. (Inter)mediality and the study of literature. CLCweb, Perdue University, v. 13, 2011. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/clcweb/vol13/iss3/2/. Acesso em: 18 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.