As noções de gêneros e tipologias textuais na BNCC e no Currículo de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86324

Palavras-chave:

Gêneros;, Tipologias textuais;, BNCC;, Currículo de Pernambuco.

Resumo

Compreender gêneros textuais/discursivos como práticas sociais e ratificar a importância do trabalho com as tipologias textuais são caminhos possíveis para ressignificarmos o contato de estudantes com gêneros. Assim, o presente trabalho objetiva refletir sobre as noções de gêneros, bem como tipologias textuais expressas na Base nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e no Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2023). Os resultados revelam que tanto a BNCC quanto o Currículo de Pernambuco sinalizam a importância do trabalho com gêneros como formas de ação social. Todavia, não fica explícito o trabalho com as tipologias textuais. Logo, essa lacuna acaba por interferir diretamente na qualidade da formação dos estudantes para o pleno exercício de sua cidadania. 

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Biografia do Autor

Lenilton Silva Junior, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/UNICAP) com bolsa PROSUC/CAPES - modalidade II. É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco - PPGE/UPE. É Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco - UPE (2015) e Licenciado em Letras (Português e Inglês e suas respectivas literaturas) pela mesma instituição (2013). Atua como professor de Produção de Textos na EREM Professor Denival José Rodrigues de Melo - Itaquitinga-PE. Participa do grupo de pesquisa Gênero, texto e ensino, da Universidade Católica de Pernambuco (GETE/UNICAP), e do Centro de Estudos em Educação em Linguagem, da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE). É parecerista da Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (Qualis A2), da Universidade de Brasília (UnB), bem como parecerista da Revista Formação, da Universidade de Pernambuco (UPE), e avaliador da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade de Pernambuco (PROEC/UPE). Também é membro do Conselho Editorial da Revista do Biu, da Escola Cidadã Integral Severino Cabral, Campina Grande - PB. É sócio do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), Linguística de Texto, Argumentação e Gêneros Textuais/Discursivos.

Roberta Varginha Ramos Caiado, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutora em Linguística Aplicada e professora da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

SILVA JUNIOR, Lenilton; VARGINHA RAMOS CAIADO, Roberta. As noções de gêneros e tipologias textuais na BNCC e no Currículo de Pernambuco . Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 248–274, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.86324. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86324. Acesso em: 12 out. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)