As noções de gêneros e tipologias textuais na BNCC e no Currículo de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86324Palavras-chave:
Gêneros;, Tipologias textuais;, BNCC;, Currículo de Pernambuco.Resumo
Compreender gêneros textuais/discursivos como práticas sociais e ratificar a importância do trabalho com as tipologias textuais são caminhos possíveis para ressignificarmos o contato de estudantes com gêneros. Assim, o presente trabalho objetiva refletir sobre as noções de gêneros, bem como tipologias textuais expressas na Base nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e no Currículo de Pernambuco (Pernambuco, 2023). Os resultados revelam que tanto a BNCC quanto o Currículo de Pernambuco sinalizam a importância do trabalho com gêneros como formas de ação social. Todavia, não fica explícito o trabalho com as tipologias textuais. Logo, essa lacuna acaba por interferir diretamente na qualidade da formação dos estudantes para o pleno exercício de sua cidadania.
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