O universo particular da adolescência: um projeto por meio de metodologias ativas
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86110Palavras-chave:
interdisciplinaridade, multiletramento, metodologias ativas, leitura de mundoResumo
A vida constitui um processo contínuo de aprendizagem ativa, uma vez que os indivíduos se deparam com desafios progressivamente mais complexos e necessitam desenvolver estratégias eficazes para enfrentá-los. Dentro dessa linha de pensamento, destacam-se as metodologias ativas, que buscam enfatizar o papel protagonista do aluno, o seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo ensino-aprendizagem, sempre com a orientação do professor. Com base no contexto apresentado, insere-se o projeto “O universo particular da adolescência”, que tem como objetivos promover a leitura de mundo de forma lúdica, responsável e crítica, além de possibilitar a construção do método de ensino e de aprendizagem como meio transformador de resultados do aproveitamento escolar. O estudo foi conduzido no contexto de quatro turmas do 7.º ano do Ensino Fundamental 2, totalizando 123 alunos, por uma equipe formada por docentes das áreas de Linguagens, de Educação Religiosa e de Informática de uma instituição particular na cidade do Rio de Janeiro. Em virtude disso, pela característica interdisciplinar, as atividades foram capazes de conectar o conhecimento teórico com a realidade prática, sempre de maneira contextualizada.
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