Notas sobre a correspondência de João Cabral de Melo Neto – entre o texto e os gestos, a elaboração de uma dicção "antiepistolar” como máquina de produção de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86062

Palavras-chave:

Correspondência, João Cabral de Melo Neto, Poesia, Crítica Literária

Resumo

Este artigo propõe uma leitura de trechos de cartas – algumas editadas, outras inéditas – escritas por João Cabral de Melo Neto e enviadas para Lauro Escorel, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade e Daniel Joaquim Pereira. A principal questão a ser tratada neste estudo é o modo como Cabral se apresenta, em sua correspondência, como um escritor de cartas “antiepistolar”. Partindo de uma contradição entre o que o poeta declara, ao manifestar, repetidas vezes, seu “nenhum gosto por escrever cartas”, e os seus gestos – especialmente os de guarda e destinação de sua correspondência ativa a um arquivo público –, o artigo busca mostrar como ocorrem, não somente a nível dos gestos, mas também no texto cabralino, aspectos que tensionam a chave “antiepistolar” – que poderia ser tomada como análoga ao “antilirismo” que Cabral propõe como dicção poética própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Angeli Padilha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) no Departamento de Letras e Artes da Cena da PUC-Rio. Desenvolve pesquisa sobre a correspondência e a poesia de João Cabral de Melo Neto, sob orientação da Prof. Dra. Rosana Kohl Bines, subvencionada por bolsa CAPES/PROEX. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (2020) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde foi bolsista IC/UNIRIO (2017-2019) sob orientação do Prof. Dr. Marcelo dos Santos, que o orientou, também, em seu trabalho de conclusão de curso.

Referências

DÍAZ, Brigitte. O gênero epistolar ou o pensamento nômade. Trad. Brigitte Hervot, Sandra Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.

FERRAZ, Eucanaã. Tabuleta. In: MELO NETO, João Cabral de. Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2021.

MAMEDE, Zila. Civil geometria: bibliografia crítica, analítica e anotada de João Cabral de Melo Neto, 1942-1982. São Paulo: Nobel, 1987.

MELO NETO, João Cabral de. Duas águas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966.

MELO NETO, João Cabral de. A escola das facas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

MELO NETO, João Cabral de. Cadernos de Literatura Brasileira. n. 1. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 1996.

MELO NETO, João Cabral de. Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond. SÜSSEKIND, Flora (org.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Agrestes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

MELO NETO, João Cabral de. Fotobiografia de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2021.

OLIVEIRA, Waltencir Alves de. Cabral, um Inimigo Rumor ou a máquina do poema em revista. Revista do GT Teoria do Texto Poético ANPOLL, v. 14, n. 25, 2018.

SANTIAGO, Silviano. As incertezas do sim. In. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SANTOS, Marcelo. “O amador de poemas e o poeta”: A correspondência entre Lauro Escorel e João Cabral. Verbo de Minas: letras - Revista do Programa de Mestrado em Letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, v. 11, n. 19, jan./jul. 2011.

SOUSA, Carlos Mendes de. Conversar-escrevendo: João Cabral e Murilo Mendes. Revista Colóquio/Letras. Documentos, n. 200, p. 123-165, jan. 2019.

SÜSSEKIND, Flora. Cabral - Bandeira - Drummond. In: SÜSSEKIND, Flora. A voz e a série. Belo Horizonte: Sette Letras, 1998.

SÜSSEKIND, Flora. Apresentação. In: MELO NETO, João Cabral de. Correspondência de Cabral com Bandeira e Drummond. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

MARCOS ANGELI PADILHA. Notas sobre a correspondência de João Cabral de Melo Neto – entre o texto e os gestos, a elaboração de uma dicção "antiepistolar” como máquina de produção de si. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 675–696, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.86062. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86062. Acesso em: 17 jul. 2025.