Uma breve análise das obras da campanha Leia com uma criança da fundação Itaú social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86036

Palavras-chave:

literatura infantil, identidade literária, formação do leitor, campanha Leia para uma criança

Resumo

O objetivo geral é analisar a coletânea voltada para crianças da primeira infância, no intuito de apresentar retrato dos e-books da campanha Leia com uma Criança, da Fundação Itaú Social, e suas relações com a formação de leitores. Este estudo se justifica por se tratar de uma campanha de leitura de grande alcance no Brasil na última década. Esta pesquisa bibliográfica qualitativa utiliza bases teóricas inscritas em estudos essenciais sobre a literatura infantil brasileira e formação de leitores. As considerações finais versam sobre o atendimento aos propósitos instituídos pela matriz da campanha, bem como da crítica literária infantil. Com a discussão dos resultados, nota-se que os temas mais recorrentes são pujantes e caros à humanização por meio da literatura.

Biografia do Autor

Dayse Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Santarém. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – UFG/Regional Catalão. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Santo Ângelo.

Referências

ANDARILHO, Jessé. Super-protetores. Ilustrações de Ivy Nunes. Kidsbook - Itaú, 2020.

BALEIRO, Zeca. A canção dos pássaros. Ilustrações de Herbert Loureiro. Kidsbook - Itaú, 2020.

CARRANCA, Adriana. Malala, a menina que queria ir para a escola. Ilustrações de Bruna Assis. Leia com uma criança - Itaú. Disponível em https://www.euleioparaumacrianca.com.br/estante-digital/. Acesso 01 mar 2021.

CARRANCA, Adriana. Entre sonhos e dragões. Ilustrações de Brunna Mancuso. Kidsbook - Itaú, 2016.

CARVALHO, Diógenes Bueno Aires de. Com a palavra o leitor infantil. In: CECCANTINI, João Luís (orgs.). Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de gramado. São Paulo: Cultura acadêmica, 2004. P. 269-285.

DUARTE, Mel. As bonecas da vó Maria. Ilustrações de Giovana Medeiros. Kidsbook - Itaú, 2020a.

DUARTE, Mel. A descoberta do Adriel. Ilustrações de Lhaiza Morena. Kidsbook - Itaú, 2020b.

EVARISTO, Conceição. Azizi, o menino viajante. Ilustrações de Cleyton Almeida. Kidsbook - Itaú, 2020.

FALCÃO, Adriana. Pode ser. Ilustrações de Willian Santiago. Kidsbook, 2017.

FERREIRA, Angelo Raphael Albuquerque. Sovaco de cobra. Ilustrações de Erika Lourenço. Kidsbook - Itaú, 2020.

FLORENTINO, Nicole Rodrigues. Da janela de Minas. Ilustrações de Fe Sponchi. Kidsbook - Itaú, 2020.

GRIMM, Irmãos. Chapeuzinho vermelho. Ilustrações de Bruna Assis Brasil. Tradução de Mariana Beer. Kidsbook - Itaú, 2017.

ITAÚ SOCIAL. Matriz para seleção de livros infantis. Disponível em https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Matriz-de-criterios-para-analise-e-selecao-de-livros.pdf. Acesso em 11 de jun. 2024.

JOSÉ, Elias. Literatura infantil: ler, contar e encantar crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

NICOLELIS, Giselda Laporta. Meu amigo robô. Ilustrações de Dika Araujo. Kidsbook - Itaú, 2020.

PAIVA, Marcelo Rubens. O menino e o foguete. Ilustrações de Alexandre Rampazo. Kidsbook - Itaú, 2017.

PEREIRA, Mayara de Aleluia. A flor que chegou primeiro. Ilustrações de Ivy Nunes. Kidsbook - Itaú, 2020.

PRATA, Antonio. A bicicleta voadora. Ilustrações de Caio Bucaretchi. Kidsbook - Itaú, 2016.

RODRIGUES, Beatriz Pereira. O apanhador de acalantos. Ilustrações de Gabriela Martins Peixoto. Kidsbook - Itaú, 2020.

RUIZ, Tulipa. A menina das estrelas. Ilustrações de Laurent Cardon. Kidsbook - Itaú, 2017.

SILVA, Benedita Paula da et al.. A importância da Literatura Infantil. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1278–1289, 2021. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1522.

SOUZA, Clara Etiene Lima de; SOUSA, Rafael Batista de. Literatura infantil: um convite à reflexão. In: FONSECA, Mônica Padilha; ALVES, Cândida Beatriz (org.). Ludoteca: infância, brincadeira e arte na comunidade. Brasília: IFB, 2020. p. 146-167.

TAKAI, Fernanda. O cabelo da menina. Ilustrações de Carolina Ina. Kidsbook - Itaú, 2016.

TURCHI, Maria Zaira. Espaços da crítica da literatura infantil e juvenil. In: TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann (orgs.). Leitor formado, leitor em formação: a leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006. P. 25 – 33.

VERISSIMO, Luis Fernando. O sétimo gato. Ilustrações de Willian Santiago. Kidsbook - Itaú, 2016.

ZANCANI, Cristine. A visão premiada da infância: a legitimação do livro infantil. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; MARTHA, Alice Áurea Penteado. Territórios da leitura: da literatura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis, SP: ANEP, 2006. p. 57 - 68.

ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. In: ZILBERMAN, Regina (org). A produção cultural para a criança. 3.ed. - Porto Alegre: American Health Care Association Journal, 1986. P. 93 – 115.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Dayse Rodrigues dos Santos. (2025). Uma breve análise das obras da campanha Leia com uma criança da fundação Itaú social. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 662–675. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86036

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)