Canções brasileiras como recurso didático para o ensino do fenômeno de variação linguística na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.85191

Palavras-chave:

Variação linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Básica

Resumo

O objetivo deste artigo é propor a incorporação de canções brasileiras como recurso didático para promover discussões sobre a variação linguística e percepção de variação fonético-fonológica para estudantes da educação básica, precisamente no Ensino Médio. Para alcançar tal objetivo, realizamos uma pesquisa documental, conforme orientado por Gil (2002). Escolhendo registros de canções brasileiras como fonte documental, acessíveis on-line, priorizamos os cantores/falantes de diferentes regiões do país, como Luiz Gonzaga, Emicida, Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Anitta, Dona Onete e Gilberto Gil, e característica diversidade de gêneros, do forró/baião ao rap, funk, do carimbó à MPB, garantindo representatividade regional de falantes nas cinco canções selecionadas. Para análise dos dados, recorremos aos estudos da Sociolinguística Educacional, segundo orientação de Bortoni-Ricardo (2004), focando no alofone (variação do fonema), conforme Pedrosa e Da Hora (2007). Ainda que existam limitações em pesquisas documentais, como a falta de levantamento da preferência musical nacional, regional e local de estudantes da educação básica, optou-se, a partir da diversidade e de possibilidades de enfoque, por falantes/cantores/canções que, de certa maneira, fazem parte do universo dos estudantes/ouvintes, caso não, oportuniza a eles novos (re)conhecimentos linguístico-culturais. Destacamos a imersão prática na diversidade linguística, o alinhamento com as diretrizes da BNCC (2018), o estímulo à percepção fonético-fonológica e a criação de um ambiente educativo representativo. A pesquisa indica canções brasileiras em sua diversidade, interpretadas falantes/intérpretes musicais de diversas regiões do país, podem constituir ferramentas pedagógicas produtivas para discussões sobre o fenômeno da variação linguística no Ensino Médio, evidenciando uma multiplicidade de fenômenos sociolinguísticos.

Biografia do Autor

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA) e do Grupo de Estudos do Dicionário (GEDI/UFNT). Bolsista CAPES - Nível Doutorado.

Gilberto Freire de Santana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe), Mestrado em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Coordenador do grupo de pesquisa GELITI - Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, atuando na linha de pesquisa Estudos Literários em Diálogos com Outros Saberes e Cinema e Ensino. E-mail: gilbertosantana@uemasul.edu.br.

Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Atua como professora no curso de Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) pela mesma universidade, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino. E-mail: maria.silva@uemasul.edu.br.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Santana, G. F. de, & taveiro-Silva, M. da G. (2025). Canções brasileiras como recurso didático para o ensino do fenômeno de variação linguística na Educação Básica. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 185–207. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.85191

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)