A imagem da mulher através dos implícitos no funk Agora eu sou solteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84616

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Ethos discursivo, gêneros textuais

Resumo

Este trabalho identifica os implícitos na letra de funk Agora eu sou solteira, cantada por Valesca Popozuda no período em que fazia parte do grupo Gaiola das Popozudas. O principal objetivo é verificar como os pressupostos e subentendidos contribuem para a construção da figura feminina no texto. Inicialmente, apresentam-se as noções de pressuposto e subentendido trazidas por Ducrot, que auxiliam a decifrar os possíveis sentidos e intenções de um texto a partir do momento que se analisa não somente o que é posto. Após, faz-se uma revisão teórica sobre as considerações de Maingueneau acerca do ethos discursivo e das noções de corporalidade e caráter do sujeito que enuncia. Por fim, há a análise da letra baseando-se nessas duas teorias.

Biografia do Autor

Bárbara de Brito Cazumbá, UERJ

doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também concluiu o mestrado em Língua Portuguesa (2017) e cursou a graduação em Letras Português-Literaturas (2014). Obteve título de especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2018. Professora das redes públicas municipais de Niterói e Duque de Caxias. Tem interesse na área de Análise do Discurso, com ênfase na Semiolinguística.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

DUCROT, Oswald. Pressupostos e subentendidos: a hipótese de uma semântica lingüística. Pressupostos e subentendidos (reexame). In: O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.

GAIOLA DAS POPOZUDAS. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/gaiola-das-popozudas/1078678/ > Acesso em: 12 dez. 2019

ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

______. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Pontes, 1997.

REBELLO, Ilana. O texto e suas múltiplas possibilidades de leitura: pressupostos e subentendidos. In: Linguagem, teoria, análise e aplicações (8). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras/ UERJ, 2015.

VALENTE, André. Considerações sobre o “signo verbal” na obra Semântica: uma introdução à ciência do significado (Stephen Ullmann) e sobre “posto/pressuposto/subentendido” na obra O dizer e o dito (Oswald Ducrot). 2019

ZANDWAIS, Ana. Estratégias de leitura: como decodificar sentidos não-literais na linguagem verbal. Porto Alegre. Sagra, 1990.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

de Brito Cazumbá, B. (2025). A imagem da mulher através dos implícitos no funk Agora eu sou solteira. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 153–168. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84616

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)