A imagem da mulher através dos implícitos no funk Agora eu sou solteira
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84616Palavras-chave:
Análise de Discurso, Ethos discursivo, gêneros textuaisResumo
Este trabalho identifica os implícitos na letra de funk Agora eu sou solteira, cantada por Valesca Popozuda no período em que fazia parte do grupo Gaiola das Popozudas. O principal objetivo é verificar como os pressupostos e subentendidos contribuem para a construção da figura feminina no texto. Inicialmente, apresentam-se as noções de pressuposto e subentendido trazidas por Ducrot, que auxiliam a decifrar os possíveis sentidos e intenções de um texto a partir do momento que se analisa não somente o que é posto. Após, faz-se uma revisão teórica sobre as considerações de Maingueneau acerca do ethos discursivo e das noções de corporalidade e caráter do sujeito que enuncia. Por fim, há a análise da letra baseando-se nessas duas teorias.
Referências
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
DUCROT, Oswald. Pressupostos e subentendidos: a hipótese de uma semântica lingüística. Pressupostos e subentendidos (reexame). In: O dizer e o dito. Campinas, SP: Pontes, 1987.
GAIOLA DAS POPOZUDAS. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/gaiola-das-popozudas/1078678/ > Acesso em: 12 dez. 2019
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
______. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. São Paulo: Pontes, 1997.
REBELLO, Ilana. O texto e suas múltiplas possibilidades de leitura: pressupostos e subentendidos. In: Linguagem, teoria, análise e aplicações (8). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras/ UERJ, 2015.
VALENTE, André. Considerações sobre o “signo verbal” na obra Semântica: uma introdução à ciência do significado (Stephen Ullmann) e sobre “posto/pressuposto/subentendido” na obra O dizer e o dito (Oswald Ducrot). 2019
ZANDWAIS, Ana. Estratégias de leitura: como decodificar sentidos não-literais na linguagem verbal. Porto Alegre. Sagra, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.