Brincadeira com coisas sérias: a representação da infância em “Tati, a garota”, de Aníbal Machado
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84602Palavras-chave:
protagonismo infantil, conto, literatura do século XXResumo
Este artigo propõe a realização de um estudo acerca da representação da infância no conto “Tati, a garota”, de Aníbal Machado, observando a relação da protagonista do conto com a realidade à sua volta. Na obra, a protagonista muda-se do subúrbio para Copacabana com sua mãe, para que esta possa se dedicar ao seu ofício de costureira de mulheres da classe média, acompanhamos então o cotidiano de mãe e filha frente à ascensão da burguesia carioca na década de 1930. Tem-se como objetivo entender quais os recursos estéticos e literários utilizados pelo escritor para construir seu conto, criando uma personagem infantil verossímil que se relaciona com o mundo moderno, além de verificar as implicações dos comportamentos da menina tanto para a construção da narrativa quanto para o contexto social da época.
Referências
ARIÈS, Phillippe. História social da criança e da família. 3. ed. Barueri: GEN, 2022.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197- 221.
BENJAMIN, Walter. Histórias cultural do brinquedo. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009a, p. 89–102.
BENJAMIN, Walter. Velhos brinquedos. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009b, p. 81–87.
COELHO, Márcia Azevedo. Entre a pedra e o vento: uma análise dos contos de Aníbal Machado. 2009. Tese (Doutoramento em literatura brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Júnior e João Alexandre Barbosa. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 147-163.
LACERDA, Andréa Maria de Araújo. O espaço ficcional em contos de Aníbal Machado. 2013. 198f. Tese (Doutoramento em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
MACHADO, Aníbal. Tati, a garota. In: MACHADO, Aníbal. A morte da porta-estandarte e Tati a garota e outras histórias. 18. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2010, p. 261-287.
MATA, Anderson Luis Nunes da. Infância na literatura brasileira contemporânea: tema, conceito, poética. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 46, p. 13-20, jul./dez. 2015.
NASCIMENTO, Teodósio do Nascimento. A ascensão da epifania em contos modernos e contemporâneos. 94f. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Tese sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 89-114.
VALE, Luiza Vilma Pires. Concepções estéticas em Aníbal Machado: a originalidade criadora em seus contos. 2011. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
WEG, Rosana Morais. Caos e Catástrofe na obra de Aníbal Machado. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.