Brincadeira com coisas sérias: a representação da infância em “Tati, a garota”, de Aníbal Machado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84602

Palavras-chave:

protagonismo infantil, conto, literatura do século XX

Resumo

Este artigo propõe a realização de um estudo acerca da representação da infância no conto “Tati, a garota”, de Aníbal Machado, observando a relação da protagonista do conto com a realidade à sua volta. Na obra, a protagonista muda-se do subúrbio para Copacabana com sua mãe, para que esta possa se dedicar ao seu ofício de costureira de mulheres da classe média, acompanhamos então o cotidiano de mãe e filha frente à ascensão da burguesia carioca na década de 1930. Tem-se como objetivo entender quais os recursos estéticos e literários utilizados pelo escritor para construir seu conto, criando uma personagem infantil verossímil que se relaciona com o mundo moderno, além de verificar as implicações dos comportamentos da menina tanto para a construção da narrativa quanto para o contexto social da época.

Biografia do Autor

Vitória Mombrum Leão Magalhães, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Letras pelo PPGLETRAS da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduada em Letras - Português-Inglês e suas Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Literatura Infantojuvenil e em Língua Espanhola, ambas as pós-graduações Lato Sensu pela Faculdade Iguaçu/PR. Durante a graduação em Letras, realizou projeto de Iniciação Científica - modalidade avançada intitulado "Entre a cultura popular e a arte literária: um estudo dos contos 'Amor de Maria', de Inglês de Sousa, e 'Acontecimento em Vila Feliz', de Aníbal Machado". Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista no Programa Residência Pedagógica (RP). Durante a graduação em Pedagogia, foi bolsista no Projeto de Extensão de Contação de Histórias - Labinter na UCDB. Foi bolsista pelo Santander Universidades, em parceria com a UCDB, na Universidade de Salamanca, na Espanha,em um curso curto de Espanhol - Nível Superior.

Referências

ARIÈS, Phillippe. História social da criança e da família. 3. ed. Barueri: GEN, 2022.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197- 221.

BENJAMIN, Walter. Histórias cultural do brinquedo. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009a, p. 89–102.

BENJAMIN, Walter. Velhos brinquedos. In: BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009b, p. 81–87.

COELHO, Márcia Azevedo. Entre a pedra e o vento: uma análise dos contos de Aníbal Machado. 2009. Tese (Doutoramento em literatura brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arriguci Júnior e João Alexandre Barbosa. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 147-163.

LACERDA, Andréa Maria de Araújo. O espaço ficcional em contos de Aníbal Machado. 2013. 198f. Tese (Doutoramento em Literatura e Cultura) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

MACHADO, Aníbal. Tati, a garota. In: MACHADO, Aníbal. A morte da porta-estandarte e Tati a garota e outras histórias. 18. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2010, p. 261-287.

MATA, Anderson Luis Nunes da. Infância na literatura brasileira contemporânea: tema, conceito, poética. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 46, p. 13-20, jul./dez. 2015.

NASCIMENTO, Teodósio do Nascimento. A ascensão da epifania em contos modernos e contemporâneos. 94f. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

PIGLIA, Ricardo. Tese sobre o conto. In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 89-114.

VALE, Luiza Vilma Pires. Concepções estéticas em Aníbal Machado: a originalidade criadora em seus contos. 2011. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

WEG, Rosana Morais. Caos e Catástrofe na obra de Aníbal Machado. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Mombrum Leão Magalhães, V. (2025). Brincadeira com coisas sérias: a representação da infância em “Tati, a garota”, de Aníbal Machado. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 396–410. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.84602

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)