A literatura está em perigo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83068

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Educação literária, Letramento literário

Resumo

O texto é uma resenha sobre o livro "Literatura na Escola", publicado em 2022 pela editora Contexto, cujos autores Marcel Amorim, Débora Klayn, Diego Domingues e Tiago Cavalcante conjuntamente discorrem sobre a relação entre a literatura e a educação literária. É possível notar durante a obra tanto uma discussão teórica, sobretudo baseado nas contribuições bakhtinianas, quanto propostas e atividades práticas que podem experimentadas em sala de aula. Os autores, ainda, são capazes de ressignificar conceitos importantes para a área do ensino de literatura, como, por exemplo, leitura literária, letramento literário e letramento literário de reexistência. 

Biografia do Autor

Maxwell Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando (bolsista CAPES) no curso Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras (português-literaturas) na mesma instituição.

Referências

AMORIM, Marcel Alvaro de.; SILVA, Tiago Cavalcante. “O ensino de literaturas na BNCC: discursos e (re)existências possíveis”. In: AMORIM, Marcel Alvaro de; GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela (Orgs.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes, 2019.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2013.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PAULINO, Graça; GRIJÓ, Andréa Antolini. Letramento literário: mediações configuradas pelos livros didáticos. Revista da Faced, Salvador, n.9. p. 103-115, 2005.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (orgs.). Escola e leitura – Velha Crise, Novas Alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009, p. 61-79.

REZENDE, Neide. “O ensino de literatura e a leitura literária”. In: DALVI, Maria Amélia.; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura da literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SOUZA, Ana Lúcia Silva Souza. Letramentos de Reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Santos, M. S. dos. (2025). A literatura está em perigo?. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 688–694. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83068

Edição

Seção

Resenhas