A literatura está em perigo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83068

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Educação literária, Letramento literário

Resumo

O texto é uma resenha sobre o livro "Literatura na Escola", publicado em 2022 pela editora Contexto, cujos autores Marcel Amorim, Débora Klayn, Diego Domingues e Tiago Cavalcante conjuntamente discorrem sobre a relação entre a literatura e a educação literária. É possível notar durante a obra tanto uma discussão teórica, sobretudo baseado nas contribuições bakhtinianas, quanto propostas e atividades práticas que podem experimentadas em sala de aula. Os autores, ainda, são capazes de ressignificar conceitos importantes para a área do ensino de literatura, como, por exemplo, leitura literária, letramento literário e letramento literário de reexistência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando (bolsista CAPES) no curso Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação no curso de Licenciatura em Letras (português-literaturas) na mesma instituição.

Referências

AMORIM, Marcel Alvaro de.; SILVA, Tiago Cavalcante. “O ensino de literaturas na BNCC: discursos e (re)existências possíveis”. In: AMORIM, Marcel Alvaro de; GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela (Orgs.). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes, 2019.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2013.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PAULINO, Graça; GRIJÓ, Andréa Antolini. Letramento literário: mediações configuradas pelos livros didáticos. Revista da Faced, Salvador, n.9. p. 103-115, 2005.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (orgs.). Escola e leitura – Velha Crise, Novas Alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009, p. 61-79.

REZENDE, Neide. “O ensino de literatura e a leitura literária”. In: DALVI, Maria Amélia.; REZENDE, Neide Luzia; JOVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura da literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SOUZA, Ana Lúcia Silva Souza. Letramentos de Reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

SANTOS, Maxwell Souza dos. A literatura está em perigo?. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 47, p. 688–694, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.83068. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/83068. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Resenhas