O jogo do texto em O criado-mudo, de Edgard Telles Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.81698Palavras-chave:
literatura, ficção, técnica narrativaResumo
Este trabalho explora técnicas como a multiperspectivação e o dialogismo, utilizadas na composição da narrativa O criado-mudo, primeiro romance de Edgard Telles Ribeiro. O artigo aborda a temporalidade do romance, constituída por cortes e flashbacks que evidenciam uma ausência cronológica, e analisa a relevância de um estilo próprio e consciente de escrita literária. Com o objetivo de investigar como o texto literário pode ser concebido a partir dessas técnicas e da participação do leitor no “jogo do texto”, denominação proposta por Iser em O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária (2013), recorremos aos estudos de Mikhail Bakhtin, Ronaldes de Melo e Souza, Autran Dourado e Wolfgang Iser.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
CANDIDO, Antonio. Prefácio. In: RIBEIRO, Edgard Telles. O livro das pequenas infidelidades. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1994.
DOURADO, Autran. Uma poética de romance: matéria de carpintaria. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ISER, Wolgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013 [1996].
RIBEIRO, Edgard Telles. O criado-mudo. Rio de Janeiro: Record, 1991.
RIBEIRO, Edgard Telles. A literatura da concórdia. Plástico Bolha, ano 3, n. 22, jun.-jul. 2008. Entrevista concedida a Paulo Gravina. Disponível em https://issuu.com/plasticobolha/docs/pb22http://www.jornalplasticobolha.com.br/pb22/entrevista.htm. Acesso em: 14 abr. 2019.
RIBEIRO, Edgard Telles. A literatura está intimamente ligada à existência, e é isso que a torna potente. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, nº 14, dez. 2016. Entrevista concedida a Godofredo de Oliveira Neto. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/flbc/article/view/17384/14250. Acesso em: 16 abr. 2019.
SOUZA, Ronaldes de Melo e. O romance tragicômico de Machado de Assis. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.