Caminhos possíveis para repensar o Ensino de Língua Portuguesa: uma entrevista com Leonor Werneck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81417

Palavras-chave:

Leonor Werneck, BNCC, Ensino de Língua Portuguesa, Prática docente, Formação docente.

Resumo

Por meio de um diálogo enriquecedor com a professora doutora Leonor Werneck dos Santos, professora titular do departamento de Letras Vernáculas da UFRJ, a presente entrevista aborda caminhos profícuos para os processos de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. Partindo da vasta experiência acumulada pela professora nas etapas de Ensino Fundamental e Médio, bem como na formação de professores de Português, a conversa transitou entre suas contribuições acadêmicas e práticas, os documentos legais que normatizam os conteúdos programáticos da disciplina, com maior foco para a recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os trabalhos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos atualmente pela entrevistada. O intuito da conversa é, desse modo, contribuir para a busca de novos horizontes de trabalho com Língua Portuguesa no âmbito escolar. Além disso, esperamos que a leitura deste texto incite pesquisas voltadas à formação e à prática docente.

Biografia do Autor

Leonor Werneck dos Santos , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular de Língua Portuguesa da UFRJ, onde atua desde 1995. Graduação em Português-Literaturas (UFRJ-1989), Mestrado (UFRJ-1994) e Doutorado (UFRJ-2001) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Pós-Doutorado: em Linguística, sob a supervisão da Professora Doutora Isabel Roboredo Seara/Universidade Aberta-Portugal (janeiro-dezembro/2018); em Linguística, sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Cavalcante/UFC (abril/2013-janeiro/2014), com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq. Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Pedro II, rede municipal e particular do Rio de Janeiro). Atua na graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas e é ex-professora do ProfLetras, da disciplina "Texto e ensino". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Presidente da Assel-Rio, no biênio 2008-2009. Membro do Júri da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 2012. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (GPLINT – Instagram: @gplint.ufrj)

Adriene Ferreira de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e Mestra em Língua Portuguesa pela UERJ. Licenciada em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ). Professora, em caráter efetivo, de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Pirapetinga-MG.

Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Letras-Língua Portuguesa (UERJ), com bolsa CAPES; Mestre em Letras-Língua Portuguesa (UERJ); Licenciado em Letras: Português-Literaturas (UFRRJ); membro dos grupos de pesquisas Estudos Linguísticos, Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa (ELMEP/CNPq), Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas (CNPq) e Laboratório de Pesquisa em Língua e Discurso (LINDIS/CNPq) e compõe, desde maio de 2023, o corpo de editores do periódico Palimpsesto - Revista discente do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ.

Elisa da Silva Santana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada. Pesquisa circulação literária de autores da literatura infantil no Brasil. Formada em Letras e especialista em Literatura Infantil (ambas pela UFRJ), e se especializando em Edição e Gestão Editorial (NESPE). Faz parte dos grupos Mulheres na Formação de Leitores (UFRJ) e EnLIJ (UERJ).

Marcelo de Carvalho Gonçalves Júnior

Doutorando em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Literaturas de Língua Inglesa e bacharel em Letras (Inglês/Literaturas) pela UERJ. Pesquisa principalmente a poesia em língua inglesa do século XX, com destaque para a obra da poeta estadunidense Elizabeth Bishop. Além de pesquisador, é também tradutor e poeta.

Referências

SANTOS, Leonor Werneck dos; ANDRADE, Fernanda. Referenciação e Humor no Ensino de Língua Portuguesa. Interdisciplinar, v. 31, p. 11-24, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/issue/view/803. Acesso em: 28 ago. 2023.

SANTOS, Leonor Werneck dos; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Cláudia Souza. Análise e produção de textos. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2020.

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Santos , L. W. dos, Mello, A. F. de, Lopes, T. W. R. dos S., Santana, E. da S., & Gonçalves Júnior, M. de C. (2024). Caminhos possíveis para repensar o Ensino de Língua Portuguesa: uma entrevista com Leonor Werneck. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 18–43. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81417

Edição

Seção

Entrevista