Machado de Assis, Lúcio Cardoso e a teoria do conto de Edgar Allan Poe: uma análise comparativa entre os contos "A cartomante" (1896) e "O Açougue" (1952)
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79929Palavras-chave:
Lúcio Cardoso, Machado de Assis, Edgar Allan Poe, conto moderno.Resumo
Este artigo apresenta uma análise comparativa entre os contos “A Cartomante”, de Machado de Assis (c1896), e “O Açougue”, de Lúcio Cardoso (c1952). O objetivo da análise é explorar os principais pontos de aproximação estrutural e temática entre os contos em questão, tendo em vista a significativa influência da teoria da unidade de efeito, elaborada por Edgar Allan Poe em sua concepção pioneira do gênero conto, sobre a produção contística desses autores brasileiros. Assim, em primeiro lugar, contextualiza-se brevemente a atuação de Machado e de Lúcio como contistas na cena literária brasileira, respectivamente, no final do século XIX e em meados do século XX. Em seguida, propõe-se um exame comparativo que enfatiza as interseções entre as duas narrativas brasileiras e o conceito de conto delineado por Poe.
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