Os engajamentos discursivos desencadeados pela fotomontagem do jornal Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79910Palavras-chave:
Argumentatividade, Pathos, Redes Sociais, Embates Discursivos, Discurso de ódio.Resumo
Este artigo analisa o engajamento dos sujeitos nas redes sociais desencadeado pela fotografia que integrava a notícia do jornal Folha de São Paulo, publicada no meio impresso e digital no dia 19 de janeiro de 2023, em que há uma fotomontagem do presidente recém-eleito Luís Inácio Lula da Silva atrás de um vidro avariado dias após a depredação dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal por grupos extremistas que não aceitavam a derrota eleitoral do candidato da oposição. A imagem mobiliza um arquétipo imaginário de violência e provoca uma afetividade negativa como ameaça e agressão nos sujeitos que compartilham de afinidades ideológicas e políticas com o presidente assim como de experiências vinculadas à tópica do discurso de ódio nas plataformas digitais.
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