Análise multidimensional de um corpus multinível de aprendizes de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79135Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Linguística de Corpus de Aprendiz, Níveis de Proficiência, Análise Multidimensional.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as dimensões de variação nos padrões de elementos lexicogramaticais da linguagem utilizada por aprendizes de inglês, utilizando o Corpus Multinível de Aprendizes Brasileiros de Inglês (COBRA-7), compilado por W. M. Dantas em 2012. O COBRA-7 consiste em 2516 redações escolares, divididas em seis níveis de proficiência, totalizando 571.564 palavras. A pesquisa se insere na área da Linguística de Corpus de Aprendiz (LCA), que investiga textos autênticos produzidos por aprendizes de línguas estrangeiras. A metodologia empregada é a Análise Multidimensional Funcional (AMD) no contexto da Linguística de Corpus, utilizando ferramentas computacionais. A análise buscou identificar as dimensões de variação gramático-funcionais no corpus e, através do uso do procedimento estatístico ANOVA, examinou a variação multidimensional funcional em relação a variáveis independentes como "escola", "nível" e "gênero biológico". Os resultados indicaram a existência de variação estatística entre os diferentes níveis de ensino.
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