Linguagem e subjetividades de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.77183Palavras-chave:
Ensino de português com refugiados, Refugiados venezuelanos no Brasil, Linguística, Cáritas-RJ.Resumo
Ao longo da história da humanidade, a língua foi usada como instrumento de poder, de dominação e de pertencimento. Hoje em dia, a situação não é diferente. Ao se deslocarem, os venezuelanos em contexto de refúgio se deparam com a urgência de aprender o português e com todos os desafios que emergem a partir do uso (ou não) do idioma do país imigrado. Sendo assim, baseado em minha experiência empírica como professora e na minha pesquisa de mestrado, este artigo tem como objetivos: 1) apresentar um breve panorama sobre o contexto de refúgio dos venezuelanos no Brasil; 2) refletir sobre os desafios que essas pessoas afirmam enfrentar em suas trajetórias; 3) explicitar como se dá o funcionamento do curso “Português com Refugiados” e sua abordagem teórico-metodológica, além de pensar a prática docente neste contexto de ensino-aprendizagem.
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