Encenando Lady Macbeth: o Caso Charlotte Cushman (1816-1876)

Autores

  • Cecília Athias Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76106

Palavras-chave:

Lady Macbeth, Charlotte Cushman, gênero, encenação.

Resumo

Este artigo discute as tensões de gênero presentes em Macbeth (1606) de Shakespeare, focalizando a protagonista da tragédia, Lady Macbeth, e tem como objetivo ler conjuntamente a referida personagem e um recorte da história de Charlotte Cushman, atriz estadunidense que viveu no século XIX. Ao encenar Lady Macbeth, Cushman teve sua atuação descrita com termos como “virago” e “sanguinária”. A proposta aqui é refletir como as instabilidades de gênero inerentes ao texto shakespeariano deram margem a atuações dramáticas consideravelmente distintas. A título de comparação, analisarei o modo como Cushman encenou a personagem em contraste com a maneira que a atriz britânica Sarah Siddons (1755-1831) o fez, um século antes, no Reino Unido.

Biografia do Autor

Cecília Athias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela mesma instituição. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Athias, C. (2023). Encenando Lady Macbeth: o Caso Charlotte Cushman (1816-1876). Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(42), 253–264. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76106