Encenando Lady Macbeth: o Caso Charlotte Cushman (1816-1876)
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76106Palavras-chave:
Lady Macbeth, Charlotte Cushman, gênero, encenação.Resumo
Este artigo discute as tensões de gênero presentes em Macbeth (1606) de Shakespeare, focalizando a protagonista da tragédia, Lady Macbeth, e tem como objetivo ler conjuntamente a referida personagem e um recorte da história de Charlotte Cushman, atriz estadunidense que viveu no século XIX. Ao encenar Lady Macbeth, Cushman teve sua atuação descrita com termos como “virago” e “sanguinária”. A proposta aqui é refletir como as instabilidades de gênero inerentes ao texto shakespeariano deram margem a atuações dramáticas consideravelmente distintas. A título de comparação, analisarei o modo como Cushman encenou a personagem em contraste com a maneira que a atriz britânica Sarah Siddons (1755-1831) o fez, um século antes, no Reino Unido.Downloads
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