Das páginas às telas – Ensaio sobre a cegueira: o romance de José Saramago para o cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76038

Palavras-chave:

Narrativa, Literatura, Adaptação, Cinema, Roteiro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as diversas estruturas narrativas utilizadas no processo de desenvolvimento de um roteiro cinematográfico, especialmente quando se trata da adaptação de uma obra literária do ponto de vista da protagonista feminina. Para tal análise, será utilizado como corpus o romance Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago, adaptado pelo roteirista Don McKellar e dirigido por Fernando Meirelles em filme lançado em 2008. A finalidade deste estudo é apresentar o processo de construção narrativa no contexto audiovisual, tendo como base a obra literária. Para isso, serão utilizados conceitos de especialistas em roteiros cinematográficos, tais como Linda Hutcheon (2010), Robert McKee (2006) e Christopher Vogler (2006). A criação do roteiro será dividida em quatro categorias: narrativa, estrutura e ensaio sobre imagens.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Malta, Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É formado em Publicidade e Letras, doutor em literatura comparada pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec. Professor no Ibmec e na Universidade Estácio de Sá. É roteirista de cinema e TV, além de escritor.

Referências

ALVAREZ, A. A voz do escritor. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

GENETTE, Gérard. O discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1982.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Santa Catarina: Editora UFSC, 2010.

LINS, Paulo. Cidade de Deus: romance. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MCKELLAR, Don. Roteiro: cegueira. um ensaio. São Paulo: Mister Books, 2010.

MCKEE, Robert. Story. Curitiba: Arte e Letra, 2006.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2008.

SARAMAGO, José. Levantado do chão. Lisboa: Caminho, 1980

SARAMAGO, José. Memorial do convento. São Paulo: Companhia das Letras, 1982.

SARAMAGO, José. O Evangelho Segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 2008.

SODRÉ, Muniz. Teoria da literatura de massa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para contadores de histórias e roteiristas. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. Tradução Ana Maria Machado.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora SENAC: Instituto Itaú Cultural, 2003.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Malta, F. C. (2024). Das páginas às telas – Ensaio sobre a cegueira: o romance de José Saramago para o cinema. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 441–455. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76038

Edição

Seção

Estudos de Literatura