Bildungsroman feminino: rupturas do romance de formação contemporâneo em O peso do pássaro morto, de Aline Bei
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.75935Palavras-chave:
Romance de formação, violência de gênero, Literatura Brasileira Contemporânea, Aline Bei.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar os meios pelos quais o romance contemporâneo O peso do pássaro morto (2017), de Aline Bei, ao trazer os processos de formação de uma protagonista mulher, se constitui como um Bildungsroman feminino. A partir dos trabalhos de Maas (2000) e Pinto (1990), nos debruçamos sobre a gênese do Bildungsroman e sobre o percurso de construção de uma tradição feminina do gênero. Analisamos o final fracassado da protagonista, diferente do destino do herói masculino do Bildungsroman “tradicional”, construindo possibilidades de sentido possíveis para a morte da protagonista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.