À espera de um vingador: messianismo e violência no videoclipe “The Vengeful One”, da banda Disturbed

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.75436

Palavras-chave:

Disturbed, Indústria Cultural, Messianismo, videoclipes, violência.

Resumo

Neste trabalho, analisamos e interpretamos a narrativa em videoclipe “The Vengeful One”, da banda Disturbed. No artigo, observamos a obra à luz de conceitos como o de indústria cultural e sociedade do espetáculo, bem como as aproximações e os distanciamentos com a Crítica da violência (1986), de Walter Benjamin, a partir de suas relações com o messianismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Eraldo dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutorando em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Letras pela UNISC e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista Prosuc II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Referências

ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. Trad. Maria Helena Ruschel. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

BENJAMIN, Walter. Crítica da Violência - Crítica do Poder. In: Documentos de cultura. documentos de barbárie : escritos escolhidos I seleção e apresentação Willi Bolle; trad.: Celeste H.M. Ribeiro de Sousa ... I et al.1. - São Paulo: Cultrix : Editora da Universidade de São Paulo. 1986.

BUTLER, Judith. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. Trad. Rogério Bertoni. São Paulo: Boitempo, 2017.

CARVALHO, Claudiane de Oliveira. Narratividade em videoclipe: a articulação entre música e imagem. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0856-1.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2020.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DISTURBED. The Vengeful One. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8nW-IPrzM1g>. Acesso em: 29 nov. 2020.

GUEDES, Fabrícia; NICOLAU, Marcos. Os Videoclipes Interativos e a Apropriação dos Usuários para Compartilhamento no YouTube. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: INTERCOM, 2016. v. 1. p. 1-15.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

ORWELL, George. 1984. Trad. Alexandre Hubner, Helena Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Boitempo, 2002.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

DOS SANTOS, Douglas Eraldo. À espera de um vingador: messianismo e violência no videoclipe “The Vengeful One”, da banda Disturbed. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 44, p. 297–312, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.75436. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/75436. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)