Da “crua” à “bem passada”: referentes ausentes no curta-metragem “Carne”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74874

Palavras-chave:

semiótica, interseccionalidade, colonialidade, referente ausente.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca dos corpos feminilizados no documentário de animação em curta-metragem intitulado Carne (2019), escrito e dirigido por Camila Kater. A análise é tecida a partir da semiótica da cultura, tendo como recorte os referentes ausentes sexistas e especistas narrados pelo objeto empírico, atribuídos às fases da vida destas (r)existências, interseccionando-as por meio de uma semiosfera permeada por relações de poder colonialistas.

 

Biografia do Autor

Caroline Luiza Willig, Universidade Feevale

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Feevale (2016), Licenciada em Letras pela Unigran (2014), Pós-Graduada em Gestão e Marketing Digital pela UCDB (2018), mestra (2021) e doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale com bolsa CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia: núcleo de estudos em educação, comunicação e cultura, em suas pesquisas versa sobre menstruação e seus entrecruzamentos com as infâncias, a mídia e o território escolar.

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Jornalista com Doutorado (2006) e Mestrado (1999) em Educação na linha dos Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos Programas de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais e Inclusão Social e Diversidade Cultural da Universidade Feevale. Coordena o grupo Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura e pesquisadora da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências.

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Willig, C. L., & Schmidt, S. P. (2024). Da “crua” à “bem passada”: referentes ausentes no curta-metragem “Carne”. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 423–440. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74874

Edição

Seção

Estudos de Literatura