Do conto ao curta: uma análise intermidial de “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles, para “A Barca” (2019), de Nilton Resende
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74843Keywords:
Literatura brasileira, Curta-metragem, Lygia Fagundes Telles, Intermidialidade.Abstract
A partir da perspectiva dos Estudos de Intermidialidade (ELLESTRÖM, 2021), o presente artigo tem por objetivo cotejar as aproximações e distanciamentos entre o conto Natal na Barca (2018), de autoria de Lygia Fagundes Telles, e o curta-metragem A Barca (2019), de roteiro e direção de Nilton Resende. Para isso, apresentamos em um primeiro momento os principais simbolismos que envolvem o conto para, posteriormente, expormos os elementos cinematográficos necessários para a comparação com o curta-metragem. Após a análise, podemos averiguar que, enquanto no conto o narrador é a protagonista, no curta o narrador passa a ser a câmera. Com isso, há uma permanência não-racionalizada dos acontecimentos da história na construção de uma realidade construída e representada por meio da sincronia entre as imagens em movimento e dos sons em um contexto ribeirinho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.