Do conto ao curta: uma análise intermidial de “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles, para “A Barca” (2019), de Nilton Resende

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74843

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Curta-metragem, Lygia Fagundes Telles, Intermidialidade.

Resumo

A partir da perspectiva dos Estudos de Intermidialidade (ELLESTRÖM, 2021), o presente artigo tem por objetivo cotejar as aproximações e distanciamentos entre o conto Natal na Barca (2018), de autoria de Lygia Fagundes Telles, e o curta-metragem A Barca (2019), de roteiro e direção de Nilton Resende. Para isso, apresentamos em um primeiro momento os principais simbolismos que envolvem o conto para, posteriormente, expormos os elementos cinematográficos necessários para a comparação com o curta-metragem. Após a análise, podemos averiguar que, enquanto no conto o narrador é a protagonista, no curta o narrador passa a ser a câmera. Com isso, há uma permanência não-racionalizada dos acontecimentos da história na construção de uma realidade construída e representada por meio da sincronia entre as imagens em movimento e dos sons em um contexto ribeirinho.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Jaimeson Machado Garcia é graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II.

Alana Lehmen Heinen, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Alana Lehmen Heinen é Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Graduou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e é habilitada na língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. Foi integrante do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem CNPq, no projeto A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica, no qual colaborou para com atividades de extensão, como os Encontros com a Poesia (https://www.unisc.br/site/poesia/index.html), no ano de 2020 e, por sua afeição ao projeto, no ano de 2021 como bolsista voluntária. Dedicou-se ao estudo da subjetividade infantil em sua monografia e é uma grande entusiasta nos temas leitura, infância e imaginação criadora. Temas com os quais pretende realizar pesquisas científicas de modo a beneficiar a comunidade escolar. Ademais, tem experiência no ensino de idiomas há 6 anos, em especial na língua inglesa, aperfeiçoou-se em intercâmbio virtual e foi professora adjunta do centro de ensino FISK Venâncio Aires.

Andressa Bandeira Santana, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Formada em Letras e Jornalismo. Doutoranda em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Machado Garcia, J., Lehmen Heinen, A., & Bandeira Santana, A. (2023). Do conto ao curta: uma análise intermidial de “Natal na Barca”, de Lygia Fagundes Telles, para “A Barca” (2019), de Nilton Resende. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(42), 230–252. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74843