As literaturas underground e marginal: reflexões sobre pretuguês e adaptação do rap para o conto em “Óleo e Garoa”, de Fred Aganju
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74084Keywords:
Rap, Literatura underground, Literatura marginal, Óleo e Garoa.Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar o processo de adaptação de uma música de rap para o conto a partir da mobilização dos conceitos de Literatura Marginal e Literatura Underground. A pesquisa discorre acerca do conto e música intitulados “Óleo e Garoa” (2022/2018 respectivamente), de Aganju Dref. Assim, a problemática deste artigo se assenta na questão: quais impactos sociais e literários surgem no processo de adaptação de um rap para um conto? Por meio da pesquisa, observamos como a literatura marginal e underground utilizam o Pretuguês como tecnologia de comunicação e letramento na diáspora africana, sobretudo por meio obra em análise, a denúncia de um genocídio em curso especificamente nos interiores baianos ao passo que também explora uma nova ótica politizada sobre as cidades históricas, a exemplo de Cachoeira/BA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.