Recordações da mise-en-scène em O Serviço de Entregas da Kiki, de Hayao Miyazaki
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.73900Palavras-chave:
Mise-en-scène, O Serviço de Entregas da Kiki, Estética do MA, Studio Ghibli.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a mise-en-scène desenvolvida por meio das possibilidades que esta oferece ao cineasta, como o cenário, figurino, iluminação e encenação, no filme O Serviço de Entregas da Kiki, de Hayao Miyazaki (1989). Tendo sido consolidada na direção teatral, no sentido de “pôr em cena”, o termo se estendeu para direção cinematográfica no que confere ao controle do diretor sobre o que aparece na animação fílmica, conforme David Bordwell e Kristin Thompson (2013). A mise-en-scène envolverá ainda a estética do “entre” na ideia de MA, representativa da cultura japonesa, materializado no novo lar da protagonista, um dos “conceitos” artísticos japoneses, segundo Michiko Okano (2014). Pretende-se averiguar cenas do filme que apresentem os aspectos do cinema que adentram dinamicamente à ação.
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