Recordações da mise-en-scène em O Serviço de Entregas da Kiki, de Hayao Miyazaki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.73900

Palavras-chave:

Mise-en-scène, O Serviço de Entregas da Kiki, Estética do MA, Studio Ghibli.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a mise-en-scène desenvolvida por meio das possibilidades que esta oferece ao cineasta, como o cenário, figurino, iluminação e encenação, no filme O Serviço de Entregas da Kiki, de Hayao Miyazaki (1989). Tendo sido consolidada na direção teatral, no sentido de “pôr em cena”, o termo se estendeu para direção cinematográfica no que confere ao controle do diretor sobre o que aparece na animação fílmica, conforme David Bordwell e Kristin Thompson (2013). A mise-en-scène envolverá ainda a estética do “entre” na ideia de MA, representativa da cultura japonesa, materializado no novo lar da protagonista, um dos “conceitos” artísticos japoneses, segundo Michiko Okano (2014). Pretende-se averiguar cenas do filme que apresentem os aspectos do cinema que adentram dinamicamente à ação.

Biografia do Autor

Francisca Lailsa Ribeiro Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua no curso de graduação em Letras Vernáculas do Campus Avançado de Patu (CAP). Doutoranda pelo Programa de PósGraduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB).
A investigação literária centra-se na área de Letras com ênfase em literaturas contemporâneas de autora feminina, literatura brasileira contemporânea e ensino de literatura.


Maria Jéssica Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciada em Pedagogia pela FAFIBE - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (2020), aluna do mestrado em Letras, na linha de pesquisa Estudos Decoloniais e Feministas, pelo programa de Pós-graduação em Letras (PPGL - UFPB).

Enoo Vinícius Batista de Miranda, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

atua como cineclubista, documentarista, editor literário, poeta, recitador, produtor cultural e professor da rede estadual de ensino de Pernambuco, licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. Atualmente também é estudante de Bacharelado em Biblioteconomia e do Curso de Mestrado stricto sensu em Teoria, Literatura e Crítica pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos departamentos da UFPB, instituição onde desenvolve pesquisa sobre o papel do livro de poesia artesanal na modernidade, através da linha Estudos Decoloniais e Feministas.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Ribeiro Pinto, F. L., Sousa Lima, M. J., & Batista de Miranda, E. V. (2023). Recordações da mise-en-scène em O Serviço de Entregas da Kiki, de Hayao Miyazaki. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(42), 77–91. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.73900