Epifânia de Oxum: o corpo negro-feminino e a maternidade da ausência em Tocaia Grande, de Jorge Amado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67787

Palabras clave:

Tocaia Grande, Epifânia de Oxum, mulher negra, sociedade brasileira.

Resumen

Neste artigo, pretende-se analisar alguns aspectos da obra amadiana Tocaia Grande (1984), a fim de compreender de que modo princípios míticos de ordem afro-brasileira são apropriados no processo de construção literária da personagem Epifânia de Oxum. Tal recorte temático e metodológico nos importa pois reproduz tratamentos e concepções sociais atinentes à mulher negra e suas práticas religiosas, afetivas e interpessoais que são perceptíveis contemporaneamente na sociedade brasileira. Recorremos aos trabalhos teóricos de Azevedo (2009), Dionísio (2014), hooks (2014), Lima (2012 [2007]), Souza (2008) e outros para alinhavar nossas reflexões aqui apresentadas. 

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Biografía del autor/a

Oluwa Seyi Salles Bento, Universidade de São Paulo

Graduada, Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Professora e escritora.

Publicado

2023-04-21

Cómo citar

SALLES BENTO, Oluwa Seyi. Epifânia de Oxum: o corpo negro-feminino e a maternidade da ausência em Tocaia Grande, de Jorge Amado. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 41, p. 238–260, 2023. DOI: 10.12957/palimpsesto.2023.67787. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/67787. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)