O Oeste multiétnico e a estética da violência em Meridiano de Sangue, de Cormac McCarthy
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65277Palavras-chave:
Oeste, Violência, McCarthy, LiteraturaResumo
A presente pesquisa analisa o romance Meridiano de sangue ou O rubor crepuscular no Oeste (1985), do escritor estadunidense Cormac McCarthy. O objetivo geral deste trabalho é analisar o tema da violência contra minorias étnicas no deserto da região Oeste dos Estados Unidos e do México. Para o melhor entendimento do estudo a ser feito e da perspectiva a ser contemplada, faz-se necessário um estudo sobre o American West (Oeste Americano) em duas perspectivas: uma conservadora e outra contemporânea. Analisaremos e confrontaremos os postulados teóricos conservadores sobre o Oeste com a sua nova história (New Western History). Reportando-nos ao romance, Cormac McCarthy apresenta a violência dos colonizadores anglo-saxônicos contra os povos que habitavam o Oeste (índios, mexicanos e negros).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.